O treinamento faz parte de um projeto que visa aumentar a resolução dos casos ainda no nível da atenção primária do município
A equipe do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) responsável por um projeto de intervenção educativa em saúde mental finalizou, em julho, uma série de 21 encontros com profissionais da rede de atenção básica e especializada do município de Jaguariúna, no interior de São Paulo. As aulas fazem parte de dois cursos.
Do total, 18 encontros, que aconteceram às terças-feiras, integram o curso de saúde mental na atenção primária. Nas aulas, os profissionais de atenção básica foram treinados a reconhecer e tratar os principais agravos dos pacientes na área de saúde mental.
O objetivo é aumentar a resolução dos casos na atenção primária e, assim, reduzir os encaminhamentos e a regulação para a atenção especializada do município.
Já as outras três aulas, aplicadas às segundas-feiras, estão inseridas no treinamento de qualidade assistencial na atenção especializada. Os profissionais especializados foram capacitados a identificar casos em que seja possível a alta do paciente para o acompanhamento do usuário pela rede de atenção primária.
Ambos os cursos são fruto de um mapeamento realizado pelos pesquisadores do CISM e da coordenação de Saúde Mental de Jaguariúna a fim de reorganizar a rede de atenção psicossocial do município nesta área. A parceria com a cidade visa a implementação de uma prática mais efetiva de referenciamento dos casos que chegam à rede pública, bem como diretrizes, com regras específicas, para o encaminhamento e alta de pacientes entre os diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde da cidade.
O projeto nasceu da interação entre os pesquisadores do CISM e os agentes da Secretaria de Saúde do Município de Jaguariúna.
A intervenção educativa
O projeto faz parte do Módulo III do CISM – Ciência de Implementação, focado em repassar conhecimentos e tecnologias comprovadamente eficazes para a rotina dos profissionais de saúde, que estão sendo capacitados para melhorar a saúde da população.
O estudo leva em conta os indicadores de saúde de toda a cidade de Jaguariúna, como número de referenciamentos, altas e internações antes e depois da intervenção.
Os cursos de capacitação dos profissionais da rede preveem a abordagem de temas como: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), irritabilidade e agressividade, transtornos do neurodesenvolvimento (autismo e deficiência intelectual), depressão e ansiedade na infância e adolescência, além de transtornos psicóticos.
26 de agosto de 2024
Institucional CISM