Ciência e Sociedade
Notícias

CISM conclui 21 encontros em cursos de capacitação em saúde mental para profissionais de Jaguariúna

CISM conclui 21 encontros em cursos de capacitação em saúde mental para profissionais de Jaguariúna 1548 998 INPD Cism

O treinamento faz parte de um projeto que visa aumentar a resolução dos casos ainda no nível da atenção primária do município

A equipe do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) responsável por um projeto de intervenção educativa em saúde mental finalizou, em julho, uma série de 21 encontros com profissionais da rede de atenção básica e especializada do município de Jaguariúna, no interior de São Paulo. As aulas fazem parte de dois cursos.  

Do total, 18 encontros, que aconteceram às terças-feiras, integram o curso de saúde mental na atenção primária. Nas aulas, os profissionais de atenção básica foram treinados a reconhecer e tratar os principais agravos dos pacientes na área de saúde mental. 

O objetivo é aumentar a resolução dos casos na atenção primária e, assim, reduzir os encaminhamentos e a regulação para a atenção especializada do município. 

Já as outras três aulas, aplicadas às segundas-feiras, estão inseridas no treinamento de qualidade assistencial na atenção especializada. Os profissionais especializados foram capacitados a identificar casos em que seja possível a alta do paciente para o acompanhamento do usuário pela rede de atenção primária. 

Ambos os cursos são fruto de um mapeamento realizado pelos pesquisadores do CISM e da coordenação de Saúde Mental de Jaguariúna a fim de reorganizar a rede de atenção psicossocial do município nesta área. A parceria com a cidade visa a implementação de uma prática mais efetiva de referenciamento dos casos que chegam à rede pública, bem como diretrizes, com regras específicas, para o encaminhamento e alta de pacientes entre os diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde da cidade.

O projeto nasceu da interação entre os pesquisadores do CISM e os agentes da Secretaria de Saúde do Município de Jaguariúna. 

A intervenção educativa 

O projeto faz parte do Módulo III do CISM – Ciência de Implementação, focado em repassar conhecimentos e tecnologias comprovadamente eficazes para a rotina dos profissionais de saúde, que estão sendo capacitados para melhorar a saúde da população.

O estudo leva em conta os indicadores de saúde de toda a cidade de Jaguariúna, como número de referenciamentos, altas e internações antes e depois da intervenção. 

Os cursos de capacitação dos profissionais da rede preveem a abordagem de temas como: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), irritabilidade e agressividade, transtornos do neurodesenvolvimento (autismo e deficiência intelectual), depressão e ansiedade na infância e adolescência, além de transtornos psicóticos.

26 de agosto de 2024

Institucional CISM