Jair de Jesus Mari, conselheiro consultivo e coordenador do eixo de Recursos Humanos do CISM, receberá o Prêmio Nise da Silveira em novembro
O médico psiquiatra e professor doutor Jair de Jesus Mari está entre os cinco agraciados com o “Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental” de 2024. No Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), Jair de Jesus atua como conselheiro consultivo e coordenador do eixo de Recursos Humanos.
Organizado pela Câmara dos Deputados, o prêmio reconhece e incentiva pessoas e instituições que contribuem ativamente para a política de cuidado baseada no respeito integral às pessoas em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.
Os agraciados à honraria foram escolhidos por um conselho deliberativo, formado pela 2ª secretária da Câmara, a deputada Maria do Rosário; pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Francisco; e por dez membros titulares do colegiado. A escolha foi por voto direto dos membros do conselho deliberativo. Os cinco foram os mais votados.
Jair receberá a homenagem ao lado de representantes do AFYA Participações – Nova Lima (MG), do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II – Itajaí (SC), Instituto Bairral – Itapira (SP) e de Rafael Regis Azevedo – Goiânia (GO), que são os outros premiados.
Entre a lista de indicados, que era composta por 19 pessoas ou instituições, ainda estava o psiquiatra e professor André Russowsky Brunoni, que também é membro do CISM.
O nome do prêmio homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil.
Cerimônia de premiação
Anualmente, o Prêmio Nise da Silveira concede um diploma de menção honrosa aos agraciados. A cerimônia de entrega deste ano será no dia 26 de novembro, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Mais informações constam na página do prêmio.
Jair de Jesus Mari
Psiquiatra e professor, Jair de Jesus Mari possui graduação em Medicina pela Fundação Universitária do ABC e doutorado em Epidemiologia Psiquiátrica pela Universidade de Londres. Defendeu a livre-docência no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1995. No ano seguinte, foi aprovado em concurso público para professor titular do Departamento de Psiquiatria da universidade.
Atua principalmente nos temas de esquizofrenia, epidemiologia psiquiátrica, violência, cienciometria, avaliação de serviços de saúde mental, transtornos psiquiátricos na atenção primária e revisão sistemática. É professor titular do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e honorário do Instituto de Psiquiatria do Kings College, em Londres, além de membro honorário da World Psychiatric Association e chefe da Urban Mental Health Section da World Psychiatric Association.
23 de agosto de 2024
Institucional CISM, com informações da Agência Câmara de Notícias