Recursos
Humanos

No Brasil, como em muitos outros países, enfrentamos altas taxas de prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. No entanto, deparamos com a escassez de profissionais capacitados em saúde mental infantil, treinados para aplicar os mais recentes avanços da neurociência translacional do desenvolvimento em sua prática cotidiana. De acordo com um estudo conduzido por nossos pesquisadores do Instituto, apenas 20% das crianças com transtornos mentais têm acesso a cuidados especializados.

Além de nossa pesquisa, que se baseia em dados de mais de 2.500 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década, nosso compromisso é preencher as lacunas no conhecimento em saúde mental. Buscamos promover ideias inovadoras em Saúde Mental Digital, estimulando o empreendedorismo e apoiando a transferência de tecnologia para a sociedade. Isso significa que nossas pesquisas, já validadas e comprovadamente eficazes, são implementadas no mundo real, impactando diretamente a vida das pessoas.

Para continuarmos a contribuir e avançar nesse cenário, oferecemos programas de formação de alta qualidade em diversos formatos acadêmicos. Estamos comprometidos em capacitar profissionais e disseminar o conhecimento necessário para melhorar a saúde mental infantil em nosso país.

Fonte: https://ps.psychiatryonline.org/doi/10.1176/appi.ps.201800389?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed

Iniciação Científica

Pós Graduação

Tripartite

Nucleação

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (PIC) do CISM é uma iniciativa educacional voltada para estudantes de graduação em cursos da área de saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina) das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Centro Universitário de Jaguariúna – UniFaj e Centro Universitário Max Planck – UniMax, e de outras universidades convidadas.

  • O Programa de IC tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa acadêmica sob a supervisão de professores ou pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica do CISM permite que os alunos tenham uma experiência prática na condução de pesquisas, ajudando-os a entender o processo de investigação científica e desenvolver habilidades nesse campo.

    O Programa de IC do CISM necessita disponibilidade de dedicação, com jornada de, pelo menos, cinco horas semanais, em turno diferente daquele em que o estudante esteja matriculado. Suas atividades envolvem a realização de tarefas de pesquisa, reuniões regulares com orientadores, apresentações de resultados e, em alguns casos, a publicação de artigos científicos.

    O Processo Seletivo para provimento das vagas do PIC é realizado por meio da Diretoria do CISM, que faz a análise baseada no engajamento prévio em atividades acadêmicas e de extensão, além de avaliar os motivos baseados na carta de intenções do candidato. Ao final do processo, os alunos devem apresentar um projeto de pesquisa estruturado com supervisão de um professor orientador do CISM a ser avaliado pela comissão designada pela diretoria do CISM, concorrendo assim à bolsa de IC por alguma agência de fomento.

    A Iniciação Científica pode ser uma etapa importante na formação acadêmica e profissional de estudantes que desejam seguir carreiras na ciência, na pesquisa e no ensino.

    Coordenador: Dr. Rodolfo Furlan Damiano – damianorf@gmail.com

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (PIC) do CISM é uma iniciativa educacional voltada para estudantes de graduação em cursos da área de saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina) das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Centro Universitário de Jaguariúna – UniFaj e Centro Universitário Max Planck – UniMax, e de outras universidades convidadas.

O Programa de IC tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa acadêmica sob a supervisão de professores ou pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica do CISM permite que os alunos tenham uma experiência prática na condução de pesquisas, ajudando-os a entender o processo de investigação científica e desenvolver habilidades nesse campo.

O Programa de IC do CISM necessita disponibilidade de dedicação, com jornada de, pelo menos, cinco horas semanais, em turno diferente daquele em que o estudante esteja matriculado. Suas atividades envolvem a realização de tarefas de pesquisa, reuniões regulares com orientadores, apresentações de resultados e, em alguns casos, a publicação de artigos científicos.

O Processo Seletivo para provimento das vagas do PIC é realizado por meio da Diretoria do CISM, que faz a análise baseada no engajamento prévio em atividades acadêmicas e de extensão, além de avaliar os motivos baseados na carta de intenções do candidato. Ao final do processo, os alunos devem apresentar um projeto de pesquisa estruturado com supervisão de um professor orientador do CISM a ser avaliado pela comissão designada pela diretoria do CISM, concorrendo assim à bolsa de IC por alguma agência de fomento.

A Iniciação Científica pode ser uma etapa importante na formação acadêmica e profissional de estudantes que desejam seguir carreiras na ciência, na pesquisa e no ensino.

Coordenador: Dr. Rodolfo Furlan Damiano – damianorf@gmail.com

Pós Graduação

A Pós-Graduação do INPD possibilita o contato do pesquisador com os principais pesquisadores do país e do mundo em temas relevantes da Psiquiatria do Desenvolvimento. O estudante poderá ter acesso a dados proeminentes nos campos de epidemiologia, neuroimagem, genética, psiquiatria clínica e psicopatologia, podendo desenvolver sua carreira acadêmica e profissional, e com isso se tornar uma liderança em sua área de atuação.

Pós Graduação

A Pós-Graduação do INPD possibilita o contato do pesquisador com os principais pesquisadores do país e do mundo em temas relevantes da Psiquiatria do Desenvolvimento. O estudante poderá ter acesso a dados proeminentes nos campos de epidemiologia, neuroimagem, genética, psiquiatria clínica e psicopatologia, podendo desenvolver sua carreira acadêmica e profissional, e com isso se tornar uma liderança em sua área de atuação.

Tripartite

O Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento, tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar seus estudos na área de psiquiatria do desenvolvimento nos três melhores programas de pós-graduação em psiquiatria no país (Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP; e Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS), formando pesquisadores de ponta na área de psiquiatria, neurociências e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.

  • No Programa Internacional Tripartite reunimos as fortalezas de cada um dos três programas de pós-graduação com o objetivo de formar pesquisadores com conhecimento aprofundado nas mais avançadas metodologias, tais como epidemiologia, psiquiatria clínica, neurociência clínica, neurociência integrativa, e prevenção de transtornos mentais, de nível internacional e para tanto oferece cursos em inglês com professores internacionais com grande impacto no campo. Além disso, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de participar de estudos de alto nível que vêm sendo desenvolvidos pelos orientadores do programa. Esperamos formar futuras lideranças acadêmicas para enfrentar a enorme complexidade desta área de pesquisa.

    Para ingressar no processo seletivo do programa você precisa:
    1. Ter um artigo A1 ou dois artigos A2 como primeiro autor publicado ou em processo de aceite;
    2. Apresentar uma carta de motivação em inglês, demonstrando comprometimento com pesquisa e inserção na carreira-acadêmica;
    3. Estar matriculado na pós-graduação de uma das instituições participantes.
    O processo de ingresso é contínuo. Procure a secretaria do seu programa ou envie um e-mail para programatripartite@gmail.com

Tripartite

O Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento, tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar seus estudos na área de psiquiatria do desenvolvimento nos três melhores programas de pós-graduação em psiquiatria no país (Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP; e Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS), formando pesquisadores de ponta na área de psiquiatria, neurociências e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.

No Programa Internacional Tripartite reunimos as fortalezas de cada um dos três programas de pós-graduação com o objetivo de formar pesquisadores com conhecimento aprofundado nas mais avançadas metodologias, tais como epidemiologia, psiquiatria clínica, neurociência clínica, neurociência integrativa, e prevenção de transtornos mentais, de nível internacional e para tanto oferece cursos em inglês com professores internacionais com grande impacto no campo. Além disso, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de participar de estudos de alto nível que vêm sendo desenvolvidos pelos orientadores do programa. Esperamos formar futuras lideranças acadêmicas para enfrentar a enorme complexidade desta área de pesquisa.

Para ingressar no processo seletivo do programa você precisa:
1. Ter um artigo A1 ou dois artigos A2 como primeiro autor publicado ou em processo de aceite;
2. Apresentar uma carta de motivação em inglês, demonstrando comprometimento com pesquisa e inserção na carreira-acadêmica;
3. Estar matriculado na pós-graduação de uma das instituições participantes.
O processo de ingresso é contínuo. Procure a secretaria do seu programa ou envie um e-mail para programatripartite@gmail.com

Nucleação

Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós-graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.

A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.

Nucleação

Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós-graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.

A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.

  • Nome: Marina de Menezes Corradi
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Rodrigo Hadade
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Júlia de Fátima Navarro Pedro
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Beatriz Latri Brunetti Peres
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Késsien Regina Sander Oliva
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Gian Carlo Araujo do Amaral
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Felipe Peres Albertoni
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Bruna Marques Silva
    Instituição: UNIMAX
    Nome: Jônatas Magalhães Santos
    Instituição: USP
    Nome: João Vítor Ribeiro Oliveira
    Instituição: USP
    Nome: Amanda Goulart Coli
    Instituição: USP
    Nome: Julia Vallin Rodrigues Alves
    Instituição: USC
    Nome: Maria Julia Guimaraes Caruso
    Instituição: USC
    Nome: Alissom Vitti Cincoto
    Instituição: USP
    Nome: Lara Bonanni Mota
    Instituição: USP
    Nome: Yasmin costa de melo
    Instituição: Unicamp
    Nome: Danielle de Jesus Matozinhos
    Instituição: Unicamp
    Nome: Victor Augusto de Oliveira Fogaça
    Instituição: Unicamp
    Nome: Jennifer Vieira
    Instituição: Unicamp
    Nome: Elisa Micaela Costa Ferreira
    Instituição: USP
    Nome: Matheus Andrade Neves
    Instituição: USP

Lista de Alunos

Adrielle Martins
UNIFESP


Aline Zimerman
UFRGS


Amanda Goulart Coli
USP


Beatriz Latri Brunetti Peres
UNIMAX


Bruna Marques Silva
UNIMAX


Carolina Muniz
UNIFESP


Edmilson Ozorio
USP


Emílio
USP


Francisco da Silva Junior
UNIFESP


Gian Carlo Araujo do Amaral
UNIMAX


Ignas Jocionis
UNIFAJ


João Francisco Barbieri
UNIFAJ


Júlia de Fátima Navarro Pedro
UNIMAX


Késsien Regina Sander Oliva
UNIMAX


Larissa Garcia Sardinha
UNIFAJ


Lucas Toshio Ito
UNIFESP


Luiz Octávio da Costa
UNIFAJ


Marcelo José Abduch Adas Brañas
USP


Maria Julia Guimaraes Caruso
USC


Natália Amaral Hildebrand
UNIFAJ


Pedro Fukuti
USP


Pedro Macul
USP


Roberto Leandro dos Santos
UNIFAJ


Sophia Aguiar Monteiro Borges
USP


Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães
UNIMAX


Victoria Fogaça Doretto
USP


Aline Geovanna de Lima Baquete
UNICAMP


Alissom Vitti Cincoto
USP


Ana Júlia Dagnoni
UNIFAJ


Belle Akemi Tamura
UNIFESP


Caio Gabriel de Araujo Taniguchi
UNIFAJ


Danielle de Jesus Matozinhos
UNICAMP


Elisa Micaela Costa Ferreira
USP


Felipe Couto Amendola
USP


Francisco Diego Rabelo Ponte
UFRGS


Guilherme Pimenta Roncete
USP


Jennifer Vieira
UNICAMP


João Vítor Ribeiro Oliveira
USP


Julia Vallin Rodrigues Alves
USC


Lara Bonanni Mota
USP


Leonardo de Barros Lange Filho
UNIFAJ


Lucilene Codato Pereira
UNIFAJ


Marcos Signoretti Croci
USP


Maria Silvia Bergo Guerra
UNIFAJ


Matheus Andrade Neves
USP


Nelson Bonilha Alvarenga
UNIFAJ


Pedro Henrique Destro
UNIFESP


Rafaela Rodrigues Cheche
UNIFAJ


Rodrigo Hadade
UNIMAX


Sabrina Loureiro
UNIFESP


Vanessa Sowinski Blander
UNIFAJ


Vitor Tardelli
UNIFESP


Aline Leão Moises
UNIFAJ


Amanda Victória Gomes Bugiga
UNIFESP


Barbara Tietbohl
UFRGS


Bruna Pagliai Jatahy Verillo
UNIFAJ


Cássia Maués Cuóco
UNIFESP


Danielle Alexandre Albernaz
UNIFAJ


Eleonora Vicente de Azevedo
Padilha Soares

UNIFAJ


Felipe Peres Albertoni
UNIMAX


Gabriel Ângelo Ferreira Faria de Souza
USP


Hanna Rebeca Araújo Castelhano
UNINOVE


Jéssyca Fin Soares
UNIFAJ


Jônatas Magalhães Santos
USP


Juliana de Almeida
UNIFAJ


Lais Fucuta Machado
UNIFAJ


Luis Farhat
USP


Luiz Miguel Gonçalves Cherain
UNIFAJ


Manuela Brizotti Zanetti
UNIFAJ


Maria do Bom Sucesso
Lacerda Fernandes Neta

UNIFAJ


Marina de Menezes Corradi
UNIMAX


Pedro Henrique Docema Rodrigues
USP


Pedro Macul Ferreira de Barros
USP


Rian Esdras
USP


Rodrigo Hadade
UNIMAX


Talita Di Santi
USP


Victor Augusto de Oliveira Fogaça
UNICAMP


Yasmin costa de melo
UNICAMP