Recursos
Humanos
No Brasil, como em muitos outros países, enfrentamos altas taxas de prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. No entanto, deparamos com a escassez de profissionais capacitados em saúde mental infantil, treinados para aplicar os mais recentes avanços da neurociência translacional do desenvolvimento em sua prática cotidiana. De acordo com um estudo conduzido por nossos pesquisadores do Instituto, apenas 20% das crianças com transtornos mentais têm acesso a cuidados especializados.
Além de nossa pesquisa, que se baseia em dados de mais de 2.500 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década, nosso compromisso é preencher as lacunas no conhecimento em saúde mental. Buscamos promover ideias inovadoras em Saúde Mental Digital, estimulando o empreendedorismo e apoiando a transferência de tecnologia para a sociedade. Isso significa que nossas pesquisas, já validadas e comprovadamente eficazes, são implementadas no mundo real, impactando diretamente a vida das pessoas.
Para continuarmos a contribuir e avançar nesse cenário, oferecemos programas de formação de alta qualidade em diversos formatos acadêmicos. Estamos comprometidos em capacitar profissionais e disseminar o conhecimento necessário para melhorar a saúde mental infantil em nosso país.
Fonte: Use of mental health services by children with mental disorders in two major cities in Brazil – Psychiatry Online
Iniciação Científica
Pós-Graduação
Tripartite
Nucleação
Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica (PIC) do CISM é uma iniciativa educacional voltada para estudantes de graduação em cursos da área de saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina) das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Centro Universitário de Jaguariúna – UniFaj e Centro Universitário Max Planck – UniMax, e de outras universidades convidadas.
Leia mais
O Programa de IC tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa acadêmica sob a supervisão de professores ou pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica do CISM permite que os alunos tenham uma experiência prática na condução de pesquisas, ajudando-os a entender o processo de investigação científica e desenvolver habilidades nesse campo.
O Programa de IC do CISM necessita disponibilidade de dedicação, com jornada de, pelo menos, cinco horas semanais, em turno diferente daquele em que o estudante esteja matriculado. Suas atividades envolvem a realização de tarefas de pesquisa, reuniões regulares com orientadores, apresentações de resultados e, em alguns casos, a publicação de artigos científicos.
O Processo Seletivo para provimento das vagas do PIC é realizado por meio da Diretoria do CISM, que faz a análise baseada no engajamento prévio em atividades acadêmicas e de extensão, além de avaliar os motivos baseados na carta de intenções do candidato. Ao final do processo, os alunos devem apresentar um projeto de pesquisa estruturado com supervisão de um professor orientador do CISM a ser avaliado pela comissão designada pela diretoria do CISM, concorrendo assim à bolsa de IC por alguma agência de fomento.
A Iniciação Científica pode ser uma etapa importante na formação acadêmica e profissional de estudantes que desejam seguir carreiras na ciência, na pesquisa e no ensino.
Coordenador: Dr. Rodolfo Furlan Damiano – damianorf@gmail.com
Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica (PIC) do CISM é uma iniciativa educacional voltada para estudantes de graduação em cursos da área de saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina) das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Centro Universitário de Jaguariúna – UniFaj e Centro Universitário Max Planck – UniMax, e de outras universidades convidadas.
O Programa de IC tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa acadêmica sob a supervisão de professores ou pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica do CISM permite que os alunos tenham uma experiência prática na condução de pesquisas, ajudando-os a entender o processo de investigação científica e desenvolver habilidades nesse campo.
O Programa de IC do CISM necessita disponibilidade de dedicação, com jornada de, pelo menos, cinco horas semanais, em turno diferente daquele em que o estudante esteja matriculado. Suas atividades envolvem a realização de tarefas de pesquisa, reuniões regulares com orientadores, apresentações de resultados e, em alguns casos, a publicação de artigos científicos.
O Processo Seletivo para provimento das vagas do PIC é realizado por meio da Diretoria do CISM, que faz a análise baseada no engajamento prévio em atividades acadêmicas e de extensão, além de avaliar os motivos baseados na carta de intenções do candidato. Ao final do processo, os alunos devem apresentar um projeto de pesquisa estruturado com supervisão de um professor orientador do CISM a ser avaliado pela comissão designada pela diretoria do CISM, concorrendo assim à bolsa de IC por alguma agência de fomento.
A Iniciação Científica pode ser uma etapa importante na formação acadêmica e profissional de estudantes que desejam seguir carreiras na ciência, na pesquisa e no ensino.
Coordenador: Dr. Rodolfo Furlan Damiano – damianorf@gmail.com
Pós-Graduação
A Pós-Graduação do INPD possibilita o contato do pesquisador com os principais pesquisadores do país e do mundo em temas relevantes da Psiquiatria do Desenvolvimento. O estudante poderá ter acesso a dados proeminentes nos campos de epidemiologia, neuroimagem, genética, psiquiatria clínica e psicopatologia, podendo desenvolver sua carreira acadêmica e profissional, e com isso se tornar uma liderança em sua área de atuação.
Pós-Graduação
A Pós-Graduação do INPD possibilita o contato do pesquisador com os principais pesquisadores do país e do mundo em temas relevantes da Psiquiatria do Desenvolvimento. O estudante poderá ter acesso a dados proeminentes nos campos de epidemiologia, neuroimagem, genética, psiquiatria clínica e psicopatologia, podendo desenvolver sua carreira acadêmica e profissional, e com isso se tornar uma liderança em sua área de atuação.
Tripartite
O Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento, tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar seus estudos na área de psiquiatria do desenvolvimento nos três melhores programas de pós-graduação em psiquiatria no país (Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP; e Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS), formando pesquisadores de ponta na área de psiquiatria, neurociências e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.
Leia mais
No Programa Internacional Tripartite reunimos as fortalezas de cada um dos três programas de pós-graduação com o objetivo de formar pesquisadores com conhecimento aprofundado nas mais avançadas metodologias, tais como epidemiologia, psiquiatria clínica, neurociência clínica, neurociência integrativa, e prevenção de transtornos mentais, de nível internacional e para tanto oferece cursos em inglês com professores internacionais com grande impacto no campo. Além disso, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de participar de estudos de alto nível que vêm sendo desenvolvidos pelos orientadores do programa. Esperamos formar futuras lideranças acadêmicas para enfrentar a enorme complexidade desta área de pesquisa.
Para ingressar no processo seletivo do programa você precisa:
1. Ter um artigo A1 ou dois artigos A2 como primeiro autor publicado ou em processo de aceite;
2. Apresentar uma carta de motivação em inglês, demonstrando comprometimento com pesquisa e inserção na carreira-acadêmica;
3. Estar matriculado na pós-graduação de uma das instituições participantes.
O processo de ingresso é contínuo. Procure a secretaria do seu programa ou envie um e-mail para programatripartite@gmail.com
Tripartite
O Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento, tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar seus estudos na área de psiquiatria do desenvolvimento nos três melhores programas de pós-graduação em psiquiatria no país (Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP; e Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS), formando pesquisadores de ponta na área de psiquiatria, neurociências e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.
No Programa Internacional Tripartite reunimos as fortalezas de cada um dos três programas de pós-graduação com o objetivo de formar pesquisadores com conhecimento aprofundado nas mais avançadas metodologias, tais como epidemiologia, psiquiatria clínica, neurociência clínica, neurociência integrativa, e prevenção de transtornos mentais, de nível internacional e para tanto oferece cursos em inglês com professores internacionais com grande impacto no campo. Além disso, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de participar de estudos de alto nível que vêm sendo desenvolvidos pelos orientadores do programa. Esperamos formar futuras lideranças acadêmicas para enfrentar a enorme complexidade desta área de pesquisa.
Para ingressar no processo seletivo do programa você precisa:
1. Ter um artigo A1 ou dois artigos A2 como primeiro autor publicado ou em processo de aceite;
2. Apresentar uma carta de motivação em inglês, demonstrando comprometimento com pesquisa e inserção na carreira-acadêmica;
3. Estar matriculado na pós-graduação de uma das instituições participantes.
O processo de ingresso é contínuo. Procure a secretaria do seu programa ou envie um e-mail para programatripartite@gmail.com
Nucleação
Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós-graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.
A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.
Nucleação
Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós-graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.
A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.
Listagem de Alunos
Nome: Marina de Menezes Corradi
Instituição: UNIMAXNome: Rodrigo Hadade
Instituição: UNIMAXNome: Júlia de Fátima Navarro Pedro
Instituição: UNIMAXNome: Beatriz Latri Brunetti Peres
Instituição: UNIMAXNome: Késsien Regina Sander Oliva
Instituição: UNIMAXNome: Gian Carlo Araujo do Amaral
Instituição: UNIMAXNome: Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães
Instituição: UNIMAXNome: Felipe Peres Albertoni
Instituição: UNIMAXNome: Bruna Marques Silva
Instituição: UNIMAXNome: Jônatas Magalhães Santos
Instituição: USPNome: João Vítor Ribeiro Oliveira
Instituição: USPNome: Amanda Goulart Coli
Instituição: USPNome: Julia Vallin Rodrigues Alves
Instituição: USCNome: Maria Julia Guimaraes Caruso
Instituição: USCNome: Alissom Vitti Cincoto
Instituição: USPNome: Lara Bonanni Mota
Instituição: USPNome: Yasmin costa de melo
Instituição: UnicampNome: Danielle de Jesus Matozinhos
Instituição: UnicampNome: Victor Augusto de Oliveira Fogaça
Instituição: UnicampNome: Jennifer Vieira
Instituição: UnicampNome: Elisa Micaela Costa Ferreira
Instituição: USPNome: Matheus Andrade Neves
Instituição: USP
Lista de Alunos
Adrielle Martins
UNIFESP
Aline Zimerman
UFRGS
Amanda Goulart Coli
USP
Beatriz Latri Brunetti Peres
UNIMAX
Bruna Marques Silva
UNIMAX
Carolina Muniz
UNIFESP
Edmilson Ozorio
USP
Emílio
USP
Francisco da Silva Junior
UNIFESP
Gian Carlo Araujo do Amaral
UNIMAX
Ignas Jocionis
UNIFAJ
João Francisco Barbieri
UNIFAJ
Júlia de Fátima Navarro Pedro
UNIMAX
Késsien Regina Sander Oliva
UNIMAX
Larissa Garcia Sardinha
UNIFAJ
Lucas Toshio Ito
UNIFESP
Luiz Octávio da Costa
UNIFAJ
Marcelo José Abduch Adas Brañas
USP
Maria Julia Guimaraes Caruso
USC
Natália Amaral Hildebrand
UNIFAJ
Pedro Fukuti
USP
Pedro Macul
USP
Roberto Leandro dos Santos
UNIFAJ
Sophia Aguiar Monteiro Borges
USP
Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães
UNIMAX
Victoria Fogaça Doretto
USP
Aline Geovanna de Lima Baquete
UNICAMP
Alissom Vitti Cincoto
USP
Ana Júlia Dagnoni
UNIFAJ
Belle Akemi Tamura
UNIFESP
Caio Gabriel de Araujo Taniguchi
UNIFAJ
Danielle de Jesus Matozinhos
UNICAMP
Elisa Micaela Costa Ferreira
USP
Felipe Couto Amendola
USP
Francisco Diego Rabelo Ponte
UFRGS
Guilherme Pimenta Roncete
USP
Jennifer Vieira
UNICAMP
João Vítor Ribeiro Oliveira
USP
Julia Vallin Rodrigues Alves
USC
Lara Bonanni Mota
USP
Leonardo de Barros Lange Filho
UNIFAJ
Lucilene Codato Pereira
UNIFAJ
Marcos Signoretti Croci
USP
Maria Silvia Bergo Guerra
UNIFAJ
Matheus Andrade Neves
USP
Nelson Bonilha Alvarenga
UNIFAJ
Pedro Henrique Destro
UNIFESP
Rafaela Rodrigues Cheche
UNIFAJ
Rodrigo Hadade
UNIMAX
Sabrina Loureiro
UNIFESP
Vanessa Sowinski Blander
UNIFAJ
Vitor Tardelli
UNIFESP
Aline Leão Moises
UNIFAJ
Amanda Victória Gomes Bugiga
UNIFESP
Barbara Tietbohl
UFRGS
Bruna Pagliai Jatahy Verillo
UNIFAJ
Cássia Maués Cuóco
UNIFESP
Danielle Alexandre Albernaz
UNIFAJ
Eleonora Vicente de Azevedo
Padilha Soares
UNIFAJ
Felipe Peres Albertoni
UNIMAX
Gabriel Ângelo Ferreira Faria de Souza
USP
Hanna Rebeca Araújo Castelhano
UNINOVE
Jéssyca Fin Soares
UNIFAJ
Jônatas Magalhães Santos
USP
Juliana de Almeida
UNIFAJ
Lais Fucuta Machado
UNIFAJ
Luis Farhat
USP
Luiz Miguel Gonçalves Cherain
UNIFAJ
Manuela Brizotti Zanetti
UNIFAJ
Maria do Bom Sucesso
Lacerda Fernandes Neta
UNIFAJ
Marina de Menezes Corradi
UNIMAX
Pedro Henrique Docema Rodrigues
USP
Pedro Macul Ferreira de Barros
USP
Rian Esdras
USP
Rodrigo Hadade
UNIMAX
Talita Di Santi
USP
Victor Augusto de Oliveira Fogaça
UNICAMP
Yasmin costa de melo
UNICAMP