A revista “Pesquisa” da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) deste mês traz como sua matéria de capa o artigo “As muitas faces da obsessão”, que fala sobre diversas pesquisas desenvolvidas por brasileiros sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o chamado TOC.
Dois projetos coordenados por Euripedes Constantino Miguel são citados no artigo: um deles é o INPD, financiado pela Fapesp. Miguel fala sobre as tendências mais recentes nas pesquisas sobre TOC e também sobre as novas maneiras de abordar o transtorno: atualmente, por exemplo, identificar fatores de risco é essencial para que se possa planejar uma intervenção precoce, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento dos sintomas. O artigo cita trabalhos que o pesquisador desenvolveu em parceria com outros membros do INPD, como Rodrigo Bressan e Luis Augusto Rohde.
A reportagem de Ricardo Zorzetto apresenta entrevistas com diversos pesquisadores brasileiros, entre eles Roseli Shavitt, coordenadora do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (Protoc) da USP, e Maria Conceição do Rosário, coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência na Unifesp, ambas também pesquisadoras do INPD.
Confira a matéria completa no link:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/15/as-muitas-faces-da-obsessao/