Warning: Creating default object from empty value in /home/inpdwp/inpd.org.br/wp-content/themes/inpd/includes/framework/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Revista Pesquisa da Fapesp apresenta pesquisas sobre TOC desenvolvidas por coordenador do INPD – INPD

Ciência e Sociedade
Notícias

Revista Pesquisa da Fapesp apresenta pesquisas sobre TOC desenvolvidas por coordenador do INPD

Revista Pesquisa da Fapesp apresenta pesquisas sobre TOC desenvolvidas por coordenador do INPD 150 150 admin

A revista “Pesquisa” da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) deste mês traz como sua matéria de capa o artigo “As muitas faces da obsessão”, que fala sobre diversas pesquisas desenvolvidas por brasileiros sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o chamado TOC.

Dois projetos coordenados por Euripedes Constantino Miguel são citados no artigo: um deles é o INPD, financiado pela Fapesp. Miguel fala sobre as tendências mais recentes nas pesquisas sobre TOC e também sobre as novas maneiras de abordar o transtorno: atualmente, por exemplo, identificar fatores de risco é essencial para que se possa planejar uma intervenção precoce, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento dos sintomas. O artigo cita trabalhos que o pesquisador desenvolveu em parceria com outros membros do INPD, como Rodrigo Bressan e Luis Augusto Rohde.

A reportagem de Ricardo Zorzetto apresenta entrevistas com diversos pesquisadores brasileiros, entre eles Roseli Shavitt, coordenadora do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (Protoc) da USP, e Maria Conceição do Rosário, coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência na Unifesp, ambas também pesquisadoras do INPD.

Confira a matéria completa no link:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/15/as-muitas-faces-da-obsessao/