Warning: Creating default object from empty value in /home/inpdwp/inpd.org.br/wp-content/themes/inpd/includes/framework/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Projeto 16 – Tradução, Adaptação e Desenvolvimento de um Prontuário Eletrônico em Psiquiatria – INPD

Ciência e Sociedade
Notícias

Projeto 16 – Tradução, Adaptação e Desenvolvimento de um Prontuário Eletrônico em Psiquiatria

Projeto 16 – Tradução, Adaptação e Desenvolvimento de um Prontuário Eletrônico em Psiquiatria 150 150 admin

Tradução, Adaptação e Desenvolvimento de um Prontuário Eletrônico em Psiquiatria.

Sobre o Projeto: Uma maneira eficiente de se manter informações de pacientes, sejam elas cadastrais ou clínicas, são os chamados Prontuários Eletrônicos. Estes são sistemas que melhoram não só a qualidade dos serviços de saúde, uma vez que temos integradas todas as informações dos pacientes, como ainda ajudam a diminuir custos operacionais. Atualmente, há um esforço institucional do Hospital das Clínicas para a implantação de um prontuário eletrônico único em todos os institutos. O intuito deste projeto é elaborar fichas de avaliação específicas para diferentes áreas da psiquiatria para que possam ser utilizadas no prontuário eletrônico a ser implantado no Instituto de psiquiatria. Além disso, estas fichas de avaliação serão mapeadas a ontologias e padrões internacionais a fim de que dados armazenados na atenção ao paciente possam posteriormente ser combinados com bancos de prontuários de outras instituições, como o do sistema de Prontuário Mindlinc desenvolvido pela universidade de Duke e utilizado por uma rede de mais de 17 universidades americanas. Esperamos viabilizar com este projeto a coleta e armazenamento de dados de uma maneira mais significativa, de modo que os mesmos possam ser mais utilizados para a atenção ao paciente, com melhoria dos atendimentos realizados na instituição, além da criação de dados e informações que poderão ser posteriormente utilizados para pesquisa científica.

Grupo de Pesquisa:

Membro do grupo ResearchonResearch (RoR), baseado na Duke University Medical Center (http://medschool.duke.edu/) é um grupo acadêmico focado no estudo e implementação de práticas que levam à melhoria dos processos associados à realização  de pesquisa biomédica. O objetivo do grupo é que, as modificações implementadas nestes processos possam melhorar a qualidade, produtividade e custo na realização de pesquisas biomédicas.

O grupo colabora com o INPD no sentido de aplicar os resultados encontrados nos estudos realizados pelo nosso grupo a fim de melhor a qualidade e a produtividade do INPD como um todo.

Mais informações: http://www.researchonresearch.org/site/?page_id=1482

Equipe:

Investigadora Principal

Profa. Dra. Helena de Paula Brentani –http://lattes.cnpq.br/4585253466628293

Pesquisadora Executante

Dra. Luciana Cofiel – http://lattes.cnpq.br/9589956974312777

Pesquisador Colaborador

Prof. Dr. Ricardo Pietrobon – http://lattes.cnpq.br/7436075455169145

Pesquisador colaborador e coordenador do grupo ResearchonResearch da Duke University.

Pesquisadora executante