Treinamento em saude mental na infancia e adolescenciaia para profissionais do programa saúde da família
Objetivo Geral do Projeto:
Treinar profissionais do Programa de Saúde da Família das cinco regiões brasileiras para que sejam capazes de identificar e assistir adequadamente crianças e adolescentes com problemas de saúde mental.
Objetivos específicos:
(1) desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional desenvolvido na Universidade Johns Hopkins sobre saúde mental na infância e adolescência;
(2) identificar e encaminhar casos de emergências médicas, sociais e psiquiátricas;
(3) reconhecer e abordar problemas emocionais e de comportamento de crianças e adolescentes;
(4) oferecer orientações relacionadas à saúde mental na infância/adolescência que sejam compreendidas e bem aceitas pelos familiares (incluindo acompanhamento dos encaminhamentos quando for o caso);
(5) intervir visando reduzir conflitos e preocupações dos pais em relação a seus filhos;
(6) criar uma cumplicidade entre profissionais e a população para aumentar a adesão às orientações e tratamentos propostos, assim como a satisfação dos pacientes e os resultados de tratamentos.
Este grupo de trabalho tem como objetivo mais abrangente aprimorar e testar modelos educacionais voltados para a saúde mental infantil para profissionais da atenção básica/primária. Estes modelos podem ser aplicados para a capacitação à distância por meio de educação interativa, assim como para a capacitação presencial por meio de discussão de casos clínicos advindos da realidade cotidiana, discussão de material teórico e de role-plays.
Equipe
1.Cristiane Silvestre de Paula – Investigadora Principal do projeto 14.
Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisadora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/8241114701792148
2.Rosane Lowenthal –Pesquisadora executiva do projeto 14.
Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Distúrbio do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo sob orientação da Prof. Dra. Cristiane S de Paula.
http://lattes.cnpq.br/3764252492071682
3. Lawrence Wissow – Consultor internacional do Projeto 14.
Professor da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, Baltimore, Estados Unidos.
Fundou em abril de 2010, com apoio do NIMH, o “Centro de desenvolvimento” para testar modelos inovadores para integrar a saúde mental na atuação de pediatras da atenção primária.
4. ChaoLung Wen– Colaborador do Projeto 14.
Professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaude do HCFMUSP, coordenador do Núcleo São Paulo do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde.
http://lattes.cnpq.br/9404581635835762
5. Marcos T Mercadante – Colaborador do Projeto 14 (In Memoriam)
Professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/5141090677978994
6. Ligia Lacava Barros – bolsista de Iniciação cientifica no projeto 14 em 2010.
Aluna de graduação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
http://lattes.cnpq.br/5952033801379371