Recursos
Humanos
Assim como em outros países, o Brasil possui altas taxas de prevalência de transtornos mentais. No entanto, ainda faltam profissionais especializados em saúde mental infantil, que sejam treinados para incorporar ao dia a dia os conceitos modernos da neurociência translacional do desenvolvimento. De acordo com estudo conduzido pelo grupo de pesquisadores do Instituto, somente 20% das crianças com transtornos mentais tiveram algum acesso ao atendimento de profissionais especializados.
Contribuindo para reverter esse cenário, oferecemos uma formação de ponta em neurociência do desenvolvimento, em diferentes formatos acadêmicos.
Nucleação
Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.
A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.