Ciência e Sociedade
Notícias

Psiquiatria do Desenvolvimento

Psiquiatria do Desenvolvimento 150 150 admin


24/03/2009

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia realiza evento inaugural no anfiteatro do Instituto de Psiquiatria da USP

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência (INPD) realizou nos dias 19 e 20 de março o seu evento inaugural. Na oportunidade, o anfiteatro principal do Instituto de Psiquiatria da USP foi palco de apresentações e debates sobre os projetos que serão realizados pelo instituto. O representante da ABP no evento foi o 2º tesoureiro HelioLauar.

O INPD integra um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que disponibilizou o maior aporte de recursos já destinado para a área de pesquisa no Brasil (R$ 520 milhões). As verbas foram divididas entre os 101 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) aprovados para participar do programa. Na edição de janeiro, o jornal Psiquiatria Hoje realizou cobertura especial sobre os INCT. Clique aqui e leia a reportagem (páginas 4 e 5).

O projeto terá duração de cinco anos. Inicialmente, está assegurado o financiamento para os três primeiros; após avaliação, será decidida a continuidade do apoio por dois anos adicionais.

Além do IPq, o INPD tem profissionais nas Universidades Federais de São Paulo (Unifesp), do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE) e do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Federal de Santa Maria, da Universidade Metodista (RS), e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Centros de pesquisa internacionais, como as universidades de Yale, do Texas, Harvard, Duke (Nova Iorque), John Hopkins, da Califórnia em San Diego (UCSD), da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e o Instituto de Psiquiatria de Londres, também colaboram com o INCT.