Por Victória Cirino
Nesta quinta-feira (26), o Instituto de Psiquiatria da FMUSP recebeu em sua reunião geral Michael Maes, professor de psiquiatria da Universidade de Deakin (Austrália) e professor visitante da Universidade de Chulalongkorn (Tailândia). O professor belga é pesquisador bolsista especial da CNPq pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e proferiu uma palestra sobre a relação entre depressão e doenças inflamatórias.
Antes de 1990, havia a hipótese de que a depressão estaria relacionada a uma supressão do sistema imunológico. Contrariando as hipóteses iniciais dos pesquisadores, foi observado um aumento de certas citocinas, o que tornou possível a investigação de marcadores inflamatórios como biomarcadores de risco para a depressão. Dessa forma, a imunosupressão observada seria explicada pela inflamação, que, por sua vez, induz comportamentos depressivos. O efeito dos medicamentos antidepressivos seria, portanto, também anti-inflamatório.
O professor é parecerista de 180 publicações científicas da área de psiquiatria e psicologia. No período em que visitou o país, ele participou de reuniões de diversos grupos de pesquisa no IPq e na Unifesp. Maes será colaborador de futuras pesquisas desenvolvidas pelo INPD.