O mandato, com duração de dois anos, irá até o dia 29 de outubro de 2026; é a primeira vez que o professor Paulo assume o cargo
O psiquiatra e professor Dr. Paulo Rossi Menezes foi eleito presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O professor, que também é coordenador de pesquisa do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), assumiu o cargo no último dia 1° e ficará até 29 de outubro de 2026.
É a primeira vez que o professor Paulo fica à frente da comissão. No último 1 ano e meio, ele ocupou o posto de vice-presidente, cargo que, agora, será desempenhado pela professora Dra. Ana Claudia Latrônico Xavier, também por um período de dois anos.
“A Faculdade de Medicina da USP é a principal produtora de conhecimento e inovação na área médica da América Latina”, destaca o professor. “Portanto, a comissão de pesquisa é extremamente importante para apoiar, organizar e estimular a produção de pesquisa dentro da instituição”, acrescenta o novo presidente sobre a relevância da CPq.
A Comissão de Pesquisa é composta por representantes dos 17 departamentos da Faculdade de Medicina e seus suplentes, incluindo Psiquiatria, Neurologia, Clínica Médica, Medicina Preventiva, Patologia, Radiologia, Obstetrícia e Ginecologia, entre outros.
Além disso, a fim de melhor integrar as atividades de pesquisa da faculdade com o Hospital das Clínicas, o grupo ainda conta a participação de membros convidados de comissões científicas dos institutos do HC, do Hospital Universitário, Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa, de pesquisadores dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), de alunos de pós-graduação da faculdade e representantes de professores.
Segundo o Sistema FMUSP-HC, a cada ano são produzidos 2.500 publicações científicas em revistas, 25 livros, 1.200 capítulos de livros, 301 teses de doutorado e 187 dissertações de mestrado. Também, anualmente, 45 estágios de pós-doutorado são concluídos no sistema e 120 alunos de graduação fazem trabalhos de iniciação científica.
Objetivos da Comissão
A CPq possui diversos objetivos relacionados à expansão das ações envolvidas no processo de pesquisa, como a consolidação de medidas para o estabelecimento de redes e o estímulo à pesquisa translacional. Esta última pode ser entendida como o processo de transferência de conhecimentos entre a pesquisa básica e a clínica, a fim de resultar em uma aplicação real do conhecimento e de novas tecnologias e conceitos aos pacientes.
A ampliação da infraestrutura física e dos recursos humanos também está entre as atenções da comissão. Outros objetivos ainda incluem a vinda de investigadores de excelência para o Sistema FMUSP-HC, a colaboração científica com grupos internacionais líderes, além de parcerias científicas e tecnológicas com agências públicas e empresas.
Com a intenção de fazer da inovação tecnológica uma prioridade institucional, a Comissão almeja expandir a busca de financiamento à pesquisa. O foco na formação também é visado pela CPq, que cria estratégias para incorporar um maior número de estágios de pós-doutorado, estimula a realização de encontros científicos, busca qualificar os programas de pós-graduação e reforça o valor da pesquisa entre alunos de graduação.
O presidente
Paulo Rossi Menezes é professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Saúde Mental Populacional da universidade. Possui doutorado em Psiquiatria pela University of London (1995) e livre-docência em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (2002).
É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e foi coordenador do Centro de Contingência para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Estado de São Paulo (2020 a 2022) e membro do Comitê de Alto Nível para Saúde Mental e Covid-19 nas Américas da Organização Pan-americana da Saúde (2022 e 2023).
Possui atuação na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia Psiquiátrica e Saúde Mental Global, atuando principalmente na investigação epidemiológica das psicoses, dos transtornos mentais comuns na atenção primária e na terceira idade, coordenando estudos observacionais de base populacional e experimentais pragmáticos.
No CISM, além de coordenador de pesquisa, o professor atua como diretor dos Módulos II e III. O primeiro funciona como um núcleo de inovação para o desenvolvimento de soluções digitais de impacto em saúde mental. Já o outro grupo é focado em “Ciência da Implementação” e transferência de conhecimento e tecnologia à sociedade, gerenciando projetos e programas que aplicam intervenções de saúde mental no “mundo real”.
26 de novembro de 2024
Mainary Nascimento, Institucional CISM