Ciência e Sociedade
Notícias

“Primeiros Laços” seleciona bolsistas de Iniciação Científica da UniFAJ e UniMAX

“Primeiros Laços” seleciona bolsistas de Iniciação Científica da UniFAJ e UniMAX 1280 565 INPD Cism

Os estudantes atuarão na coleta de informações clínicas das mães e bebês participantes do programa e na aplicação de instrumentos voltados à análise do desenvolvimento infantil

O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) abriu um processo seletivo para a seleção de bolsistas de Iniciação Científica (IC) para o programa “Primeiros Laços”. Podem se candidatar estudantes do segundo ao penúltimo semestre dos cursos de enfermagem, medicina ou psicologia dos centros universitários de Jaguariúna (UniFAJ) e Max Planck (UniMAX), parceiros do CISM neste programa e em outros projetos. 

Os bolsistas atuarão na coleta de informações clínicas das jovens gestantes e seus bebês e na aplicação de instrumentos voltados à análise do desenvolvimento infantil. Serão selecionados três alunos, sendo dois para o município de Indaiatuba e um para Jaguariúna.

Entre outras atividades, os contratados deverão coletar dados primários por meio de avaliações presenciais na UniMAX ou UniFAJ e na casa das participantes. Dados secundários também deverão ser reunidos por meio de registros de prontuário nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. 

Os bolsistas passarão por treinamento para a utilização dos instrumentos de coleta de dados e registro das informações obtidas em plataforma digital. Aos estudantes, também caberá a elaboração de relatório científico, conforme as exigências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apoiadora do CISM, bem como o desenvolvimento de projeto de pesquisa dentro da temática do “Primeiros Laços”.

Requisitos e mais informações

Entre outras exigências, para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar com o Currículo Lattes atualizado, ter concluído um número suficiente de disciplinas necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, residir no município de Indaiatuba, Jaguariúna ou cidades vizinhas e ser proativo, responsável e comunicativo. 

A dedicação para o projeto de pesquisa será por 15 horas semanais e a duração da bolsa será de 12 meses, com início no primeiro dia do mês. 

A classificação final seguirá estes critérios: desempenho em entrevista online; análise do histórico escolar; análise do Currículo Lattes; análise do formulário de inscrição.

Candidaturas

As inscrições dos candidatos serão recebidas até este domingo (24/11). A assinatura do contrato e início das atividades será em 6 de janeiro do ano que vem. 

Para acessar os requisitos completos e saber como se candidatar, confira este documento. As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário online

O “Primeiros Laços”

O programa de visitas domiciliares de enfermagem é destinado ao acompanhamento de mães adolescentes em situação de vulnerabilidade social, desde a gestação até os dois anos de idade dos seus filhos. 

Por meio do “Primeiros Laços”, espera-se auxiliar mães adolescentes no desenvolvimento do vínculo entre elas e o bebê, aumento da autoeficácia, criação de uma rede de apoio e elaboração de um projeto de futuro. 

O programa vem sendo implementado em parceria com a Atenção Primária dos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna, localizados no interior do Estado de São Paulo.

22 de novembro de 2024 

Institucional CISM