Serão apoiadas ideias audaciosas que favoreçam o desenvolvimento de carreiras de pesquisa de sucesso e ascensão em instituições de pesquisa
A FAPESP anuncia o lançamento da segunda chamada de propostas Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração, que se destina a apoiar projetos de pesquisa baseados em ideias audaciosas que favoreçam o desenvolvimento de carreiras de pesquisa de sucesso e ascensão em instituições de pesquisa no estado de São Paulo.
Com o Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração, a FAPESP oferece condições diferenciadas de financiamento de médio prazo para possibilitar que pesquisadores iniciem uma sólida carreira científica. Tendo em vista que o auxílio se destina a pesquisadores sem vínculo empregatício, também é oferecida uma Bolsa Projeto Geração para a manutenção do pesquisador responsável, que deve ter dedicação exclusiva ao desenvolvimento do projeto.
As propostas serão analisadas em três fases: a) Fase 1 – Pré-proposta para enquadramento; b) Fase 2 – Proposta completa; c) Fase 3 – Apresentação do projeto e entrevista.
O Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração poderá ter duração de até 60 meses, com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, em condições excepcionais e com justificativa aceita pela FAPESP.
Cada proposta poderá solicitar o valor máximo de até R$ 1,5 milhão, incluindo itens de dispêndio tais como Material Permanente, de Consumo, Serviços de Terceiros, possíveis bolsas (exceto a Bolsa Geração), Benefícios Complementares e Reservas Técnicas.
Serão selecionadas até 40 propostas nesta nova chamada. Na chamada anterior, lançada em 2022, foram aprovadas 32 propostas.
O valor solicitado deve ser compatível com a dimensão e os objetivos do projeto de pesquisa apresentado e com a capacidade de apoio institucional garantido pela instituição sede. A FAPESP reserva o direito de aprovar valores inferiores aos solicitados, com base nos resultados do processo de análise e seleção de propostas.
O prazo para submissão de pré-propostas termina em 31 de outubro de 2024.
A chamada está publicada em: fapesp.br/17125
1 de outubro de 2024
Fonte: Portal FAPESP