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Projeto 1 – ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE SAÚDE MENTAL DO ESCOLAR BRASILEIRO

Projeto 1 – ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE SAÚDE MENTAL DO ESCOLAR BRASILEIRO 150 150 admin

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE SAÚDE MENTAL DO ESCOLAR BRASILEIRO

(PROJETO 1) 

O Estudo Epidemiológico sobre a Saúde Mental do Escolar Brasileiro tem como principais objetivos:

(1) estabelecer a prevalência dos principais transtornos psiquiátricos da infância/adolescência entre escolares, de quatro regiões brasileiras e sua distribuição segundo nível socioeconômico, sexo e região de moradia.

(2) Identificar diversos fatores de risco e proteção paratranstornos psiquiátricos da infância/adolescência.

(3) Verificar freqüência e distribuição de problemas de aprendizagem, controlando por QI, nesta mesma amostra de crianças/adolescentes.

(4) Descrever uso de serviços de saúde mental da população estudada.

Este estudo multicêntrico nacional conta com uma amostra de aproximadamente 2.000 estudantes (6 a 16 anos de idade) de escolas públicas das regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do Brasil, sendo que a coleta de dados está prevista para dezembro de 2011.

OUTRAS INFORMAÇÕES QUE RELEVANTES

Este projeto está conectado ao Projeto 14 do INPD, já que ofereceremos capacitação a profissionais do PSF (objetivo do projeto 14) das cidades mapeadas pelo Projeto 1.

Equipe

1. Cristiane Silvestre de Paula – Investigadora Principal do projeto 1 (desde julho de 2010).
Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisadora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/8241114701792148

2. Jair de Jesus Mari – Investigador Principal do projeto 1 (desde julho de 2010).
Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/5783141369706484 

3. Marcos T Mercadante- Investigador Principal do projeto 1 até junho de 2010e Diretor de Pesquisa do INPD(In Memoriam).
Professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/5141090677978994

4. Luis Augusto Rohde – Colaborador do projeto 1 e Vice-coordenador do INPD.
Professor Associado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
http://lattes.cnpq.br/9985584992275325

5. Isabel A. Bordin- Colaboradora do projeto 1.
Chefe do Setor de Psiquiatria Social e Professora Afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/8243102075060800

6. Rosane Lowenthal –Colaboradora do projeto 1.
Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Distúrbio do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/3764252492071682

7. BacyFleitlich-Bilyk – Colaboradora do projeto 1.
Chefe da Enfermaria de Crianças e Adolescentes do Instituto de Psiquiatria e Coordenadora do Programa de Tratamento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/4313266994385427

8. Isabela Fortes– equipe técnica do projeto 1. Coordenadora de campo do projeto 1até junho de 2010.
Psicóloga,Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
http://lattes.cnpq.br/2694054043416646

9. Cristiane Locatelli- equipe técnica do projeto 1.
Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/2073377192695872