Jovens de 12 a 17 anos, com diagnóstico ou suspeita do transtorno, podem ingressar; o estudo é gratuito e oferecido no Centro Escola de Especialidades Médicas da UniMAX
Um programa que testa um jogo de videogame em realidade virtual como uma nova abordagem terapêutica para jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está recrutando voluntários na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. O projeto é fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) com a startup Move Sapiens e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX).
O projeto está aberto à participação gratuita de adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham diagnóstico ou suspeita de TDAH e que não estejam tomando medicação para o transtorno. Os interessados devem passar por uma entrevista online com os pesquisadores do programa, responder a questionários e fazer alguns testes para entrar no projeto.
O laboratório onde o programa é desenvolvido fica no Centro Escola de Especialidades Médicas (CEEM) da UniMAX, na Rua Eurico Primo Venturine, 379, Jardim Pedroso, município de Indaiatuba. Os interessados podem contatar a equipe responsável pelo estudo através do WhatsApp (19) 99006-0349 ou do e-mail gamevrtdah@gmail.com.
Como funciona o programa
Chamado de “Exergame”, o programa consiste em um jogo de realidade virtual (VR) que simula um treinamento físico de alta intensidade. São aplicados 12 ciclos de exercícios, incluindo 16 segundos de esforço máximo, seguidos por 20 de descanso, totalizando 7 minutos e 12 segundos. O equipamento é composto por um óculos e controles de mão.
O protocolo conta com uma avaliação psiquiátrica online, cinco visitas presenciais ao laboratório e um mês (20 sessões) de treinamento domiciliar com acompanhamento remoto pela equipe.
Um estudo relacionado ao projeto confirmou que o Exergame é mais eficaz para o engajamento e melhora da aptidão física comparado ao treinamento de alta intensidade tradicional. Os resultados foram publicados no Journal of Medical Internet Research (JMIR – Serious Games) – veja
A equipe
O game foi desenvolvido por Pietro Krauspenhar Merola, doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade de São Paulo (USP), e Matheus Carvalho Chagas, Engenheiro Biomédico pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
A equipe do projeto ainda é composta por pesquisadores ligados ao CISM e inclui uma psicóloga. Em março, quatro novos integrantes – duas bolsistas e dois voluntários alunos de Medicina da UniMAX – passaram por uma capacitação e somaram-se ao grupo.

A equipe passou por capacitação antes do lançamento do programa (Foto: Arquivo pessoal)
Em abril, o grupo realizou dois simulados do programa com uma dupla de adolescentes que foi submetida a testes e ao treinamento do jogo. As atividades possibilitaram aos novos pesquisadores experienciarem todos os procedimentos do estudo. Uma das participantes relatou os benefícios percebidos após passar pelo treinamento com o Exergame, como melhora da ansiedade e do sono e sentir-se mais calma – confira.
“Este estudo é um marco na nossa missão de transformar o tratamento do TDAH com soluções tecnológicas baseadas em evidências”, destaca Pietro. “À medida que a tecnologia avança, é provável que vejamos uma integração ainda maior entre saúde, fitness e plataformas digitais, abrindo novas possibilidades para a promoção da atividade física e do bem-estar”, acrescenta o desenvolvedor do jogo em realidade virtual.
Recrutamento em Porto Alegre
Além do município de Indaiatuba, o Exergame também é desenvolvido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, seguindo os mesmos critérios. Para participar, entre em contato com a equipe pelo e-mail prodahmovesapiens@gmail.com.
Relevância da pesquisa
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) conta com uma área dedicada a aumentar a relevância da pesquisa científica como motor para novas ideias emergentes em saúde mental digital, inovação e empreendedorismo, a fim de prevenir e cuidar de diferentes transtornos mentais. Este núcleo é chamado de “Módulo II”.
O Exergame integra as inovações deste módulo, no qual as equipes criam um ambiente para o desenvolvimento de soluções digitais de forma que possam ser expandidas e aplicadas no Brasil e em outros cenários com recursos limitados, testando sua eficácia.
A partir desta abordagem, o CISM avança em direção à tradução clínica dos achados das pesquisas, buscando intervir em fatores modificáveis para a doença por meio das inovações tecnológicas pensadas e desenvolvidas por seus pesquisadores.
12 de maio de 2025
Institucional CISM