Ciência e Sociedade
Notícias

Programa do CISM integra projeto selecionado pelo Fundo de Parcerias Estratégicas Yale-USP

Programa do CISM integra projeto selecionado pelo Fundo de Parcerias Estratégicas Yale-USP 1794 796 INPD Cism

Na área da saúde, foi contemplado um projeto de enfrentamento ao transtorno esquizo-obsessivo liderado pelo coordenador do CISM, Euripedes Constantino Miguel

A Universidade Yale e a Universidade de São Paulo (USP) selecionaram cinco projetos, por meio do novo Fundo de Parcerias Estratégicas 2024, para apoiar colaborações de pesquisa entre as duas instituições. Um dos estudos contemplados é liderado pelo professor Euripedes Constantino Miguel, coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e chefe do Departamento de Psiquiatria da USP, e incluirá o programa “Primeiros Laços”.  

As equipes dos cinco projetos escolhidos pelo fundo contarão com um investigador principal de cada universidade. Ambos os pesquisadores líderes trabalharão em conjunto para investigar tópicos que vão desde a saúde global até as mudanças climáticas.

O intitulado “Advancing Mental Health: A Collaborative Initiative to Address Schizo-Obsessive Disorder and Improve Community Well-Being in São Paulo”  – “Promovendo a Saúde Mental: Uma Iniciativa Colaborativa para Enfrentar o Transtorno Esquizo-Obsessivo e Melhorar o Bem-Estar da Comunidade em São Paulo”, em livre tradução para o português – é o projeto liderado pelo Professor Euripedes. 

O objetivo do estudo, que conta com o professor Michael H. Bloch, do Yale Child Study Center, como o investigador principal pela universidade americana, é ampliar a pesquisa em saúde mental no Estado de São Paulo. O projeto visa aumentar a compreensão das condições neurobiológicas do transtorno esquizo-obsessivo. 

Além do Professor Euripedes, quatro pesquisadores da USP compõem a equipe: Jônatas Magalhães Santos, Igor Studart de Lucena Feitosa, Marcelo Q. Hoexter e Arthur Caye, sendo este último também integrante do CISM. Os membros de Yale, que somam-se a Bloch, são: James F. Leckman, Neison Harris e Angeli Landeros-Weisenberger. 

A pesquisa irá colaborar, ainda, com o projeto “Primeiros Laços”, gerenciado pelo CISM. O programa implementa visitas domiciliares de enfermagem a jovens gestantes, desde a gravidez até os 2 anos de idade de seus filhos, na rede de Atenção Primária de duas cidades brasileiras – Jaguariúna e Indaiatuba, no interior de São Paulo.

O “Primeiros Laços” visa auxiliar as “mães de primeira viagem” no fortalecimento do vínculo entre elas e o bebê, promover a saúde mental e emocional das gestantes, além de contribuir para o pleno desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças. 

Programa de Parceria Institucional Yale-USP

Os cinco projetos selecionados pelo Fundo de Parcerias Estratégicas 2024 destacam colaborações novas e em curso entre a USP e a Universidade Yale, à medida que os investigadores procuram criar conhecimentos e soluções globalmente relevantes.

Para conhecer os outros quatro estudos selecionados, clique AQUI.

4 de dezembro de 2024 

Institucional CISM, com informações do portal Yale and the World