No total, 294 professores concluíram o letramento que visa prevenir e reduzir o impacto dos transtornos mentais nas escolas
Ocorreu, entre outubro e novembro, a entrega dos certificados de conclusão da formação em saúde mental de educadores de Jaguariúna e Indaiatuba, interior de São Paulo. No total, 294 professores concluíram o curso – que visa prevenir e reduzir o impacto dos transtornos mentais nas escolas – sendo 201 no primeiro município e 93 no segundo.
Os educadores da rede de ensino da cidade de Jaguariúna receberam o certificado em 30 de outubro e os de Indaiatuba no último dia 11. Além da certificação de conclusão da formação, também foi entregue aos professores o documento de comprovação de horas cursadas.
Ambos os certificados, emitidos pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, contarão como pontuação para progressão de carreira dos profissionais que concluíram o curso.
A formação incluiu educadores que atuam em diferentes níveis de ensino e áreas das escolas, como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.
Usabilidade da Bússola
Além do treinamento dos educadores, o projeto “Saúde Mental nas Escolas” envolve a ”Bússola”, uma ferramenta de chatbot via WhatsApp, para apoio às situações de autolesão, suicídio e depressão que possam surgir nos ambientes escolares.
Recentemente, ao avaliar uma pesquisa sobre a usabilidade da Bússola, identificou-se que, desde o seu lançamento, 3.860 pessoas acessaram o canal, sendo 948 educadores. Do total, 485 consultaram ao menos uma trilha de conhecimento.
O projeto “Saúde Mental nas Escolas”
A iniciativa tem como principal objetivo avaliar a implementação da formação “Ame Sua Mente na Escola”, desenvolvida pelo Instituto Ame Sua Mente, com o intuito de proporcionar o letramento em saúde mental dos educadores por meio de estratégias de educação à distância (EAD) e, assim, combater o estigma existente em relação ao assunto, promover a saúde mental, além de prevenir e atenuar o impacto dos transtornos mentais no ambiente escolar.
Estima-se que 20% das pessoas enfrentem algum problema de saúde mental ao longo da vida, mas muitas não recebem o tratamento adequado, o que pode acarretar graves consequências, como problemas de aprendizagem, aumento da violência escolar, evasão etc. A falta de conhecimento em saúde mental é uma lacuna e iniciativas como esta têm apresentado resultados promissores.
A formação em saúde mental visa apoiar os professores no manejo dessas questões em sala de aula. Além disso, o curso tem por objetivo antecipar a identificação e o encaminhamento de estudantes com questões de saúde mental para os serviços especializados.
O projeto também possui um formulário para apoiar no encaminhamento de estudantes aos serviços de saúde, além de planos de aula, jogos e diversos conteúdos digitais que auxiliam o educador a tratar do tema em sala de aula.
Esse conjunto de ações no contexto digital permite um treinamento remoto altamente qualificado e a baixo custo, o que torna sua expansão mais viável.
29 de novembro de 2024
Institucional CISM