Notícias

Como cuidar de você quando as notícias sobre o mundo são aterrorizantes

04/02/2021

A pandemia de coronavírus continua acontecendo e as notícias para esse começo de 2021 não são das mais animadoras. Entre mudanças econômicas e políticas, parece que não temos um segundo de folga que seja para recuperar o fôlego e aprender como mensurar o impacto que as notícias têm na nossa saúde mental.

Ao mesmo tempo, se tem uma coisa que aprendemos com 2020 foi a importância de cuidar de nós mesmos para garantir uma rotina minimamente equilibrada. Mas como isso é possível? Entrar no Twitter ou nos Stories do Instagram gera uma ansiedade absurda em muita gente, mas, ainda assim, é preciso compreensão sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Veja, a seguir, algumas ideias sobre como cuidar de você quando as notícias sobre o mundo são aterrorizantes:

COMECE BEM O SEU DIA

Pense em cada dia como se fosse único e faça dele o melhor que pode fazer! Meditar pode ser uma ótima forma de começar bem o dia. Uma técnica meditativa simples, que reduz o impacto de preocupações excessivas através da priorização da consciência sensorial, pode ser muito eficiente em períodos difíceis.
Para realizá-la, antes de sair da cama, passe algum tempo…

Observando visualmente 3 coisas – Preste atenção no seu lençol, no lustre do quarto ou um móvel, por exemplo.

Ouvindo 3 coisas – Preste atenção nos sons de sua respiração, nos sons do trânsito ou na voz de alguém em outro cômodo na casa, por exemplo.

Sentindo 3 coisas em contato com seu corpo – Sentindo a textura do seu lençol, seu travesseiro ou da roupa que está usando para dormir, por exemplo.

PLANEJE SEU DIA

Pense em como pode estruturar o seu dia. Se puder, escreva seu planejamento em uma folha de papel. O que você tem para fazer pela manhã? O que você gostaria de fazer ao longo do dia? Aqui, não esqueça de contemplar atividades que sejam prazerosas, como assistir a um programa de televisão, fazer ligações para pessoas de quem você gosta, cuidar de suas plantas… Ser proativo, entre diversas coisas, pode ajudar a aliviar pelo menos parte da ansiedade que possa surgir.

ATIVIDADES FÍSICAS

  1. Melhoram a qualidade do sono
  2. Melhoram a libido
  3. Aumentam a resistência física
  4. Aliviam o estresse
  5. São positivas para o humor
  6. Aumentam a energia e a disposição
  7. Reduzem o cansaço e aumentam o estado de alerta mental
  8. Auxiliam no controle do peso corporal
  9. Auxiliam na redução do colesterol e melhoram o perfil cardiovascular
  10. Melhoram a autoestima
  11. Melhoram a função cognitiva, otimizando o aprendizado ao elevar o controle de impulsos, a atenção e motivação

MINDFULNESS

Traduzido para o português como atenção plena, é uma técnica que pode ser definida como prestar atenção ao momento presente com intenção e propósito. O uso de intervenções baseadas em atenção plena nas escolas tem crescido cada vez mais e há uma quantidade significativa de pesquisas científicas sobre o tema que comprovam sua eficácia. Tais pesquisas indicam que a prática regular de atenção plena melhora os níveis de bem-estar.

Leia na íntegra: https://www.amesuamente.org/post/como-cuidar-de-voce-quando-as-noticias-sobre-o-mundo-sao-aterrorizantes