Ciência e Sociedade
Notícias

USP, Unifesp, UFRGS e Unicamp: parceiras do CISM lideram ranking de desempenho de pesquisa em psiquiatria

USP, Unifesp, UFRGS e Unicamp: parceiras do CISM lideram ranking de desempenho de pesquisa em psiquiatria 1642 888 INPD Cism

As universidades ocupam as quatro primeiras colocações na América Latina; gestores do CISM foram formados nessas instituições e, hoje, desenvolvem novos talentos 

Foi divulgado o ranking mundial das melhores universidades no quesito de pesquisa científica em 2025. Publicada pela EduRank, uma plataforma independente baseada em métricas de 14.131 universidades de 183 países, a classificação mostra que as quatro instituições públicas parceiras do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) são líderes em desempenho de pesquisa em psiquiatria na América Latina.

No topo do ranking aparece a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em segundo lugar, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na terceira posição. A quarta colocação é ocupada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todas são parceiras do CISM. 

Referências nesta área de saúde mental, especialmente no Brasil e na América Latina, essas instituições formam grandes psiquiatras e pesquisadores de renome internacional. Nelas, fizeram carreira os líderes que hoje dirigem o Centro de Pesquisa. 

O coordenador-geral Euripedes Miguel é vinculado à USP, assim como o coordenador de pesquisa Paulo Rossi Menezes. A universidade ficou, ainda, entre as 100 melhores na área de pesquisa em psiquiatria em todo o mundo, ocupando a 58ª posição. 

Já o coordenador do eixo de Recursos Humanos do CISM, Jair de Jesus Mari, é professor na Unifesp. Por fim, o vice-coordenador Luis Augusto Rohde e o gerente de projetos Arthur Caye são ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Com mais de uma centena de pesquisadores focados na missão de transformar a saúde mental no Brasil, além dos gestores, o Centro de Pesquisa conta com inúmeros colaboradores, entre docentes e alunos, também vinculados às quatro universidades líderes. A parceria com o CISM possibilita que eles desenvolvam estudos e publiquem artigos científicos que pautam a ciência mundial e contam pontos para este ranking.     

Conhecimento multiplicado

Formados nas melhores faculdades da América Latina, os diretores do CISM dedicam-se não só a impactar a sociedade com os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica e profissional, mas também a capacitar novos líderes em pesquisa de saúde mental. Todos são professores titulares nas mesmas instituições onde se graduaram. 

Ao lado dos colegas que conduzem os diversos projetos do Centro, os gestores incentivam o desenvolvimento de futuros talentos, alunos dessas universidades parceiras, em pesquisa científica de ponta. Além das tradicionais modalidades de estudo de Iniciação Científica (IC) e de pós-graduação, o CISM ainda oferece o Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento. 

O programa Tripartite tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar estudos, de nível internacional, em psiquiatria do desenvolvimento, formando pesquisadores na área de psiquiatria, epidemiologia, neurociências, prevenção de transtornos mentais e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.

Os dirigentes do CISM, como o coordenador Prof. Euripedes Miguel, ajudam a formar novos talentos na área de pesquisa científica em saúde mental (Foto: Divulgação/CISM)

Além de estar com as quatro melhores universidades da América Latina, o Centro de Pesquisa mantém parceria com duas faculdades privadas – o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) -, bem como colaboração constante com pesquisadores, professores e estudantes do mundo todo. 

“Reunimos um amplo número de colaboradores de universidades nacionais e internacionais, em uma troca constante de informação e conhecimento”, destaca o Professor Euripedes. “Formamos uma rede global de profissionais dedicados a enfrentar os desafios emergentes em saúde mental”, acrescenta o coordenador do Centro de Pesquisa. 

Entre outros pontos, integram os valores e visão do CISM a formação de recursos humanos altamente qualificados, a colaboração interdisciplinar, o trabalho em equipe, o compromisso com o estudo e a disseminação universal e aberta dos conhecimentos. 

O ranking

A plataforma EduRank, responsável pela classificação das melhores universidades em desempenho de pesquisa científica, utiliza o maior banco de dados de artigos acadêmicos do mundo, com mais de 115 milhões de publicações científicas e quase 3 bilhões de citações para classificar universidades em 246 tópicos de pesquisa. 

A partir do site https://edurank.org é possível filtrar as classificações por continente, país e área acadêmica. Para calcular a pontuação do ranking em psiquiatria, divulgado em março, foram consideradas 7,03 milhões de citações recebidas por 385 mil artigos acadêmicos, feitos por 356 universidades na América Latina. Confira mais detalhes clicando aqui.

10 de abril de 2025 

Mainary Nascimento, Institucional CISM