Diretor do National Institute of Mental Health, Thomas Insel concedeu entrevista para Giovanni Abrahão Salum Júnior, pós-doutorando do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD). Segundo Insel, o futuro da psiquiatria está relacionado com uma mudança de parâmetros do diagnóstico, atualmente restrito ao âmbito clínico. Confira o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=i8Dh33cMipY
De acordo com Luis Augusto Rohde, vice-coordenador do INPD, é preciso avançar na pesquisa em patofisiologia para aproximar mais a psiquiatria de outras áreas da medicina. Isso seria possível por meio da inclusão de aspectos neuropsicológicos, biológicos e genéticos no diagnóstico psiquiátrico. Essa discussão vem recebendo um grande destaque pela mídia devido ao lançamento da quinta edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), editado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA). A Folha de S. Paulo, por exemplo, analisou a questão em matéria assinada por Rafael Garcia, que pode ser conferida clicando aqui.
Em um editorial publicado recentemente no site do NIMH, Insel apresenta um projeto do instituto que tem por objetivo abandonar as categorias diagnósticas existentes no DSM-5 em favor de uma nova estratégia: o O Research Domain Criteria (RDoC – Critérios no Domínio da Pesquisa, em inglês). “Isto é um projeto para que no futuro se possa ter uma classificação baseada em patofisiologia, mas no momento representa uma promessa”, esclarece Rohde. “Nesse sentido, a DSM é o melhor esforço possível, enquanto os achados do RDoC não se desenvolvem. O RDoC representa um avanço de pesquisa na busca da patofisiologia dos transtornos mentais, enquanto que o DSM-5 representa o melhor que nós temos hoje para definir transtornos mentais para a prática clínica”, explica o professor da UFRGS.
Confira o editorial do diretor do National Institute of Mental Health (NIMH) sobre o tema no link abaixo:
http://www.nimh.nih.gov/about/director/2013/transforming-diagnosis.shtml
Confira também o posicionamento conjunto do NIMH e da American Psychiatric Association (APA, responsável pela edição do DSM-5) sobre o assunto:
http://www.nimh.nih.gov/news/science-news/2013/dsm-5-and-rdoc-shared-interests.shtml