Treinamento teórico e prático do jogo de realidade virtual aconteceu no Centro Universitário Max Planck (UniMAX), parceiro do CISM, em Indaiatuba (SP)
Foi realizada, entre os dias 21 e 28, a capacitação de novos colaboradores do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) que farão parte da equipe do projeto Exergame – jogo de realidade virtual que simula exercício físico de alta intensidade para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adolescentes.
O treinamento, que contou com atividades teóricas, práticas e específicas, foi feito no Centro Universitário Max Planck (UniMAX), parceiro do CISM.
Foram capacitados duas bolsistas e dois voluntários, que acabam de se somar ao projeto. Os quatro são alunos de graduação em Medicina da UniMAX. O treinamento foi ministrado pela psicóloga Janaina Oliveira, pelo líder do projeto e criador do jogo Pietro Krauspenhar Merola e pela pesquisadora Luana Farias Oliveira Saunders.
No último dia 22, também participaram das atividades de capacitação a professora Lilian Arai, diretora médica da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), o desenvolvedor do jogo Matheus Chagas e Vinícius Nagy Soares, gestor de projetos do Módulo II do CISM, núcleo ao qual o Exergame faz parte.
O estudo científico propõe um tratamento com um jogo que simula um exercício físico de alta intensidade, usando um óculos de realidade virtual aumentada. A ferramenta é voltada a adolescentes de 12 a 17 anos, que possuem o TDAH.
O Exergame incorpora um modelo curto de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), com 12 ciclos de exercícios, que incluem 16 segundos de esforço máximo, seguidos por 20 segundos de descanso, totalizando 7 minutos e 12 segundos.
O treinamento

As atividades práticas contaram com a demonstração do jogo de realidade virtual (Foto: Arquivo pessoal)
Na parte teórica da capacitação, foram ministrados conteúdos sobre o TDAH, atenção e funções executivas; protocolos da intervenção Exergame; considerações éticas de pesquisa com humanos; e sobre a logística e organização do estudo clínico.
Já as atividades práticas contaram com a demonstração da plataforma do Exergame, a Move Sapiens; coleta de dados fisiológicos durante as sessões do jogo; testes neuropsicológicos aplicados pela psicóloga; vivência da realidade virtual e visita ao local onde a ferramenta será utilizada com os participantes do estudo – adolescentes com TDAH.
Na sexta (28), aconteceu a etapa de treinamento específico, dividindo o grupo de acordo com as atividades que cada colaborador exercerá no projeto. Uma parte (a equipe “Cega”) será responsável pela avaliação dos desfechos (resultados) primário e secundários do estudo e a outra (equipe “Aberta”) conduzirá a intervenção, ou seja, a aplicação do jogo.
O projeto
Atualmente, o estudo é conduzido em pacientes no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) e, em breve, será oferecido no Centro Universitário Max Planck (UniMAX).
“Além do intuito de capacitar a equipe de bolsistas e voluntários, o treinamento foi realizado com o objetivo de alinhar os polos de coleta de São Paulo e Rio Grande do Sul em todos os detalhes possíveis da intervenção e avaliações”, explica Luana. A pesquisadora do CISM detalha, ainda, que na cidade de Indaiatuba a coleta (aplicação nos participantes) seguirá “em espelho”, ou seja, da mesma maneira como é aplicada no Sul.
Após a finalização do treinamento, um simulado da coleta acontecerá no Centro Escola de Especialidades Médicas (CEEM) da UniMAX. Todos os integrantes da equipe participarão da atividade que antecede o início do projeto na cidade de Indaiatuba.
31 de março de 2025
Institucional CISM