Ciência e Sociedade
Notícias

Reunião Geral do IPq terá bate-papo com Caroline Fioratti, diretora do filme “Meu Casulo de Drywall”, nesta quinta (14)

Reunião Geral do IPq terá bate-papo com Caroline Fioratti, diretora do filme “Meu Casulo de Drywall”, nesta quinta (14) 2560 1707 INPD Cism

Trechos do longa serão exibidos no encontro e comentados pelo Dr. Rafael C. Santos, psiquiatra infantil do Instituto de Psiquiatria

A Reunião Geral do Instituto de Psiquiatria (IPq) desta quinta-feira (14/11) receberá Caroline Fioratti, diretora do filme “Meu Casulo de Drywall”, para um bate-papo sobre o longa que trata da temática de saúde mental e suicídio na adolescência. 

O encontro acontecerá no auditório principal do IPq, das 10h30 às 12 horas. Em formato híbrido, a reunião também será transmitida no YouTube do Instituto.

Caroline apresentará cenas marcantes do longa e dividirá, com o público, questões pessoais e artísticas sobre os assuntos tratados nos principais trechos do filme. 

O psiquiatra da Infância e Adolescência do Instituto, Dr. Rafael C. Santos, comporá a mesa de debates. A partir de perspectivas clínicas, o profissional fará comentários sobre as cenas exibidas, as fases do desenvolvimento e a relação do adolescente com o mundo.

Dr. Rafael também é psicoterapeuta com formação em psicodrama pela Sociedade Paulistana de Psicodrama (SOVAP) e colaborador da terapia vincular na enfermaria de infância e adolescência do IPq.

A participação da diretora de cinema na reunião é uma iniciativa do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), que firmou uma parceria com a produtora de filmes Gullane. Em setembro, mês de prevenção ao suicídio, membros do CISM pautaram o debate de saúde mental em duas sessões de “Meu Casulo de Drywall”.

Sinopse do filme 

Virgínia comemora os seus 17 anos com uma festa em sua cobertura. Apesar de tudo aparentemente perfeito, Virgínia não consegue ignorar a ferida que cresce com o correr das horas. O dia seguinte nasce como uma tragédia que abala o condomínio. Virgínia está morta. Patrícia, sua mãe, vive o luto quase a ponto de enlouquecer. Luana se questiona se é culpada pelo destino da melhor amiga. Nicollas tenta ignorar a morte da namorada refugiando-se em sexo casual com funcionários. E Gabriel carrega o peso de um segredo e de uma arma.

Sobre a diretora

Caroline Fioratti é roteirista e diretora. Estreou na direção de longas com “Meus 15 Anos”. Criou, escreveu e dirigiu a minissérie “A Grande Viagem”, indicada ao International Emmy Awards. Tem em seu currículo direção de séries como, “Unidade Básica” (Universal), “Temporada de Verão” (Netflix) e “Os Ausentes” (HBOMax). 

Em 2023 e 2024, lançou o filme Amazon Original “Um Ano Inesquecível – Inverno” e estreou o seu novo longa autoral “Meu Casulo de Drywall” no SXSW. Atualmente, Caroline desenvolve projetos ficcionais que unem sua paixão por contar histórias com seus interesses em psicanálise, psiquiatria e direito. 

Informações 

Reunião Geral do IPq com participação da diretora de cinema Caroline Fioratti 

Data e hora: Quinta-feira (14/11), das 10h30 às 12 horas.

Local: Instituto de Psiquiatria (IPq) – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo (Auditório Principal “Prof. Paulo Vaz de Arruda”).

Também online no YouTube do IPq.

11 de novembro de 2024 

Institucional CISM