O projeto une tecnologia de ponta e ciência para o tratamento do TDAH em adolescentes; o concurso teve 10 startups inscritas
A “Move Sapiens”, parceira do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) no desenvolvimento do projeto “Exergame”, venceu o prêmio “Demo Day 2025” de destaque das startups incubadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no Rio Grande do Sul. A premiação aconteceu na última quinta-feira (11), em evento realizado pela instituição.
O CEO da Move Sapiens, Pietro Krauspenhar Merola, foi o responsável pela apresentação do projeto no concurso. O “Exergame” é um jogo de realidade virtual, baseado em exercícios físicos intervalados de alta intensidade (HIIT), voltado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adolescentes.
A classificação em primeiro lugar rendeu à Move Sapiens uma menção honrosa como destaque. A startup está incubada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, isso significa que conta com o apoio de infraestrutura e mentoria do hospital para o desenvolvimento e validação do projeto.
Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade de São Paulo (USP), Pietro conta que a premiação foi muito importante para consolidar mais uma etapa do avanço da deeptech Move Sapiens.
O concurso é organizado pela Incubadora de Empresas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a Starts-HCPA, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras que estão transformando o futuro da saúde.
Dez startups dos programas de incubação e pré-incubação do hospital concorreram em apresentações sobre seus modelos de negócio, compartilhamento de conquistas e de aprendizados ao longo da jornada empreendedora. Na categoria em que a Move Sapiens participou – Batch 01 – havia cinco.
A avaliação foi feita por uma banca formada por Ana Beatriz Michels, coordenadora do Programa de Empreendedorismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Ana Paula Coutinho, diretora administrativa do HCPA; Deborah Pierosan, gestora de seleção de startups da WOW; Mauro Mastella, diretor administrativo-financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS); e Sandro Kirst, diretor geral da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul.
Este não é o primeiro concurso vencido pela Move Sapiens com o “Exergame”. A inovação e tecnologia do game chamam atenção por seu impacto. Em julho, o projeto também foi o ganhador da 3ª edição do prêmio “Sabará Pediatric Innovation Day” – saiba mais.

Pietro Merola, CEO da Move Sapiens, apresentou o projeto “Exergame” no concurso (Foto: Arquivo pessoal)
O projeto
O “Exergame”, que tem como responsável o vice-coordenador do CISM, o professor Luis Augusto Rohde, combina experiência sensorial, feedback por Inteligência Artificial (IA) e coleta de dados, propondo um tratamento complementar inovador e promissor para TDAH.
No programa, são aplicados 12 ciclos de exercícios físicos de alta intensidade, incluindo 16 segundos de esforço máximo, seguidos por 20 de descanso, totalizando 7 minutos e 20 segundos. O equipamento do “Exergame” é composto por óculos e controles de mão.
O projeto está aberto à participação gratuita de adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham diagnóstico de TDAH e não estejam tomando medicação para o transtorno.
O laboratório onde o programa é desenvolvido fica no Centro Escola de Especialidades Médicas (CEEM) do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), no município de Indaiatuba, interior de São Paulo. Os interessados podem contatar a equipe responsável através do WhatsApp (19) 99006-0349 ou do e-mail gamevrtdah@gmail.com
Além do município de Indaiatuba, o “Exergame” também é oferecido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para participar, entre em contato com a equipe pelo e-mail prodahmovesapiens@gmail.com
16 de dezembro de 2025
Institucional CISM


