Ciência e Sociedade
Notícias

Programa “Primeiros Laços” promove espaço de convivência e informação sobre maternidade no Polo Shopping Indaiatuba

Programa “Primeiros Laços” promove espaço de convivência e informação sobre maternidade no Polo Shopping Indaiatuba 960 1280 INPD Cism

Enfermeiras da equipe e estudantes da UniMAX organizaram estandes com atividades interativas e educativas sobre gestação e saúde materno-infantil

A equipe do programa “Primeiros Laços” ofereceu uma atividade gratuita sobre cuidados com a gestação e maternidade no último sábado (1º), no Polo Shopping Indaiatuba, no interior de São Paulo. Por um período de 6 horas, a ação educativa atraiu gestantes, mães, pais, adolescentes e famílias inteiras para o espaço de convivência e acolhimento. 

Quatro estandes temáticos foram montados com atividades interativas, incluindo jogos educativos e dinâmicas sobre saúde materno-infantil, manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desengasgo, além de práticas de banho e troca de fralda com o uso de bonecos. As profissionais da saúde e estudantes do Centro Universitário Max Planck (UniMAX) ainda passaram orientações sobre amamentação, autocuidado e saúde mental. 

“Essa ação representou uma oportunidade de aproximar a comunidade do programa ‘Primeiros Laços’, fortalecendo redes de cuidado e promovendo saúde de forma ética e responsável”, comenta o doutor Vinícius Nagy Soares, gestor do programa. 

O “Primeiros Laços” é uma iniciativa voltada ao acompanhamento de jovens gestantes por meio de visitas domiciliares de enfermeiras. Oferece suporte com foco na saúde integral, fortalecimento do vínculo materno e no desenvolvimento saudável da criança. 

O objetivo é conscientizar sobre a importância do cuidado integral durante a gestação, esclarecer dúvidas sobre a saúde de mães e bebês, oferecer suporte social e reforçar a atuação do programa na prevenção de complicações e no fortalecimento da rede de apoio. 

Estandes interativos

Orientações práticas e materiais ilustrativos foram apresentados pela equipe (Foto: Eliandro Figueira/UniMAX)

O público que passeava pelo shopping pôde visitar os estandes nos quais foram realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento infantil, orientações e um quiz interativo sobre a fase de birras e marcos do desenvolvimento infantil. No local, ainda aconteceram as demonstrações de ressuscitação, desengasgo e práticas de banho e troca de fralda, com uso de bonecos, além de orientações sobre prevenção de acidentes domésticos.  

“O espaço também contou com uma mesa lúdica com brinquedos adequados para diferentes faixas etárias, incentivando o aprendizado por meio da brincadeira”, explica Laura Cuciolli, uma das enfermeiras visitadoras do programa que participou da ação. 

Segundo Laura, a receptividade foi “muito positiva”. “Muitas pessoas se aproximaram espontaneamente dos estandes, atraídas pelos objetos e pela decoração, enquanto outras foram acolhidas pelos alunos da UniMAX, do curso de Enfermagem, que apresentaram o programa”, conta. “O alcance foi bastante significativo, com boa adesão e participação”. 

A equipe organizou, ainda, um painel interativo com a proposta ‘Deixe um conselho para uma mãe’, no qual o público compartilhou frases sobre acolhido na maternidade. 

Cerca de 80 pessoas passaram pelo espaço demonstrando grande interesse e engajamento. Após as orientações e interações, receberam brindes da equipe. 

O público participou ativamente das interações propostas (Foto: Eliandro Figueira/UniMAX)

O “Primeiros Laços” 

Gerenciado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), o programa “Primeiros Laços” é desenvolvido nas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba, no interior de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de saúde, com o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX). 

É voltado ao cuidado da saúde mental, física e emocional de jovens gestantes de primeira viagem, bem como ao desenvolvimento físico e cognitivo de seus bebês até os 2 anos. Ambos são acompanhados em rotineiras visitas domiciliares de enfermeiras.  

Lançado em Indaiatuba em junho de 2024, o “Primeiros Laços” possui 57 participantes ativas no município, sendo que 29 bebês nasceram no contexto do programa. A equipe já realizou 292 visitas domiciliares e aplicou 123 baterias de testes emocionais. 

Para ingressar no “Primeiros Laços”, jovens gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência nas duas cidades. É necessário estar na primeira gestação, com até 20 semanas e ter de 14 a 24 anos de idade. 

As interessadas também podem contatar a equipe do programa para tirar dúvidas através do WhatsApp (19) 99568-8845 ou do e-mail primeiros.lacos.cism@gmail.com. O projeto possui, ainda, uma página no Instagram com mais informações: @primeiroslacos_

5 de novembro de 2025 

Institucional CISM