Vídeo sobre a experiência do programa “Intervenção Educativa em Saúde Mental na Atenção Primária” foi selecionado para compor a mostra online, lançada no último dia 14
Um filme breve sobre o projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental na Atenção Primária” está em exibição na “Mostra Virtual Nós na Rede”. Lançada no último dia 14, a iniciativa do Ministério da Saúde, executada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília), reúne 1.359 experiências que compartilham saberes e promovem a ampliação de práticas de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto narrado no vídeo é gerenciado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e ocorre na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, em parceria com o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e com a secretaria municipal de saúde.
A chamada para a mostra de experiências de serviços que compõem a RAPS foi realizada entre 17 de setembro e 30 de outubro do ano passado. Projetos ligados à Rede foram convidados a compartilhar suas práticas, por meio de textos, imagens, vídeos e de outros formatos criativos, a fim de gerar inspiração.
O filme que narra o projeto do CISM tem cerca de 10 minutos de duração e conta com recursos de imagem – assista aqui. O vídeo foi gravado pela gestora do projeto, a psiquiatra Fernanda Baeza, no qual abordou a experiência da equipe na condução do projeto. Em seu depoimento, a pesquisadora fala dos desafios do cotidiano e resultados.
O vídeo também está disponível no YouTube do CISM. Confira!

Fernanda Baeza, psiquiatra, pesquisadora do CISM e gestora do projeto (Imagem: Reprodução/CISM)
A Mostra Virtual recebeu 1.359 experiências, das quais 1.255 (92%) foram selecionadas para compor a exposição virtual após passarem por um processo de curadoria. Segundo Fernanda Marcolino, integrante da Mostra, as práticas enviadas foram tecnicamente qualificadas, éticas e extremamente relevantes. De acordo com os organizadores, o resultado reúne um “material vasto e rico que contribuirá para ampliar o aprendizado dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS”.
O “Intervenção Educativa em Saúde Mental na Atenção Primária” é exibido na categoria “Articulação em rede (intra e intersetorial)”, focada em experiências sustentadas na articulação entre os serviços que compõem a RAPS (intrasetorial) e a integração de estratégias por meio de parcerias com outros setores (intersetoriais).
O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial de Jaguariúna, Luiz Gonçalves de Almeida Filho, também participa do vídeo ressaltando o impacto do projeto na Saúde do município. “O curso foi excelente. Tivemos resultados muito positivos, com a diminuição de encaminhamentos da Atenção Primária para a Secundária e uma melhor resolutividade”, diz.
O projeto
“Intervenção Educativa em Saúde Mental” tem como objetivo aumentar a resolução dos casos de saúde mental na Atenção Primária e, assim, reduzir os encaminhamentos e a regulação para a Atenção Especializada do município de Jaguariúna.
A gestora conta que o projeto de capacitação em saúde mental foi pensado “para ser prático, simples e fácil de entender”. No total, 18 aulas remotas, realizadas uma vez por semana, foram ministradas aos profissionais da rede de Atenção Básica da cidade.
Segundo Fernanda conta no vídeo, de duas a três semanas depois do início do curso, os encaminhamentos para a atenção especializada, tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes, já tinham diminuído muito, demonstrando o impacto do projeto.
“Muito orgulho. É um projeto de baixíssimo custo, não é uma grande tecnologia e mesmo assim a gente já conseguiu começar a mudar um cenário”, narra a psiquiatra.

Trecho do vídeo do projeto em exibição na Mostra Virtual (Imagem: Reprodução/CISM)
“Intervenção Educativa em Saúde Mental” é fruto de um mapeamento realizado pelos pesquisadores do CISM com a coordenação de Saúde Mental de Jaguariúna a fim de reorganizar a Rede de Atenção Psicossocial do município nesta área.
A parceria visa a implementação de uma prática mais efetiva de referenciamento dos casos que chegam à rede pública, bem como diretrizes, com regras específicas, para o encaminhamento e alta de pacientes entre os diferentes níveis de complexidade do sistema.
O curso de capacitação dos profissionais de saúde da atenção primária contemplou assuntos pertinentes à saúde mental tanto na infância e adolescência, quanto em adultos.
Mostra Virtual Nós na Rede
A iniciativa visa compartilhar saberes e promover a ampliação de práticas de cuidado em liberdade e valorização da diversidade na Rede de Atenção Psicossocial do SUS. Os projetos participantes contribuem com a qualificação do cuidado em todo o país.
Os vídeos que compõem a “Mostra Virtual Nós na Rede” dividem experiências no desenvolvimento de soluções e práticas realizadas no dia a dia do trabalho. O objetivo é mobilizar trabalhadores do meio a compartilhar, refletir e debater sobre as experiências produzidas, reconhecendo também dificuldades, dúvidas e sentimentos vivenciados.
O projeto é uma estratégia de Educação Permanente em Saúde para qualificar 42 mil trabalhadores da RAPS a partir de um curso de atualização voltado ao cuidado às pessoas em sofrimento mental. A oferta educacional, com duração de 120 horas, busca valorizar estratégias já desenvolvidas nos territórios e fortalecer a RAPS para a redução de danos e melhoria do cuidado em liberdade. O curso recebeu 90.573 solicitações de vagas.
Para saber mais, acesse: https://brasilia.fiocruz.br/nosnarede/
16 de abril de 2025
Mainary Nascimento, Institucional CISM, com informações do portal Nós na Rede