A demonstração do jogo de realidade virtual foi realizada pela pesquisadora Luana Saunders; a reunião aconteceu na Escola Estadual Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba
Quais são as principais características do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e como tratá-lo? Essas e outras dúvidas foram esclarecidas por pesquisadores do projeto “Exergame” durante uma palestra para pais e alunos da Escola Estadual Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba (SP). Na reunião, realizada no dia 26 de setembro, a equipe também fez uma demonstração do jogo de realidade virtual.
O evento foi conduzido pela pesquisadora Drª Luana Farias Oliveira Saunders e teve o apoio e incentivo da diretora da escola, Fernanda Martins Sebastião. A palestra ainda contou com a facilitação de Talita Carolina Bonin Machado, responsável pelo ensino colaborativo.
Segundo conta Luana, o engajamento dos pais e estudantes foi notável e gerou importante discussão sobre a temática do TDAH. “Um dos momentos mais interativos foi a demonstração prática da experiência de realidade virtual. Alguns pais e alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a execução do jogo desenvolvido para o estudo. A receptividade foi extremamente positiva, com todos destacando o impacto da experiência imersiva”, diz.
O projeto “Exergame” consiste em testar os benefícios de um game para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em adolescentes de 12 a 17 anos. O jogo simula um treinamento físico intervalado de alta intensidade. Com o uso de óculos e controles de mão, os participantes enfrentam 12 ciclos de exercícios, incluindo 16 segundos de esforço máximo, seguidos por 20 de descanso, totalizando 7 minutos e 20 segundos. O programa está aberto à participação gratuita desses jovens em Indaiatuba.
Durante a apresentação, Luana detalhou como o projeto de pesquisa está sendo desenvolvido e integra tecnologia ao processo de tratamento do transtorno. Foram apresentados os critérios de participação e as etapas do estudo. Em seguida, a pesquisadora abriu espaço para perguntas, esclareceu dúvidas e aprofundou os pontos de maior interesse dos participantes, o que resultou em um diálogo produtivo.
Para Luana, o evento foi um sucesso e permitiu, para além da demonstração do game, a promoção de uma palestra de grande relevância para a comunidade escolar.
Esta é a terceira vez que a equipe do projeto realiza uma demonstração pública do game estudado para o tratamento do TDAH em adolescentes. Em julho, Luana também ministrou uma palestra para pais de estudantes no Colégio Rodin, na mesma cidade, e em agosto, houve uma exibição no Polo Shopping, que atraiu quase 50 pessoas – veja aqui.

A palestra aconteceu na Escola Estadual Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba
(Foto: Arquivo pessoal)
Como participar
O “Exergame” é um estudo científico desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), em parceria com a startup Move Sapiens e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), onde está localizado o laboratório do projeto.
Está aberto à participação gratuita de adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham diagnóstico ou suspeita de TDAH e que não estejam tomando medicação para o transtorno. Os interessados devem passar por uma entrevista online com os pesquisadores do programa, responder a questionários e fazer alguns testes para entrar no estudo.
O laboratório onde o programa é desenvolvido fica no Centro Escola de Especialidades Médicas (CEEM) da UniMAX, na Rua Eurico Primo Venturine, 379, Jardim Pedroso, município de Indaiatuba. Os interessados podem contatar a equipe responsável através do WhatsApp (19) 99006-0349 ou do e-mail gamevrtdah@gmail.com.
Além do município de Indaiatuba, o “Exergame” também é desenvolvido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, seguindo os mesmos critérios. Para participar, entre em contato com a equipe no e-mail prodahmovesapiens@gmail.com.
16 de outubro de 2025
Institucional CISM