O ranking “Highly Cited Researchers 2025”, feito pela plataforma “Clarivate Analytics”, considera, entre outros critérios, pesquisadores com os maiores números de citações
Depois de ganhar um prêmio considerado o “Oscar da Saúde Mental”, inédito a um latino-americano, o Professor Luis Augusto Rohde, vice-coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e conselheiro dos cursos da área da saúde da UniFAJ e UniMAX, alcançou mais um feito de orgulho aos brasileiros: foi incluído em uma seleta lista que aponta o 1% dos cientistas mais influentes do mundo, o ranking “Highly Cited Researchers”.
Elaborada pela plataforma “Clarivate Analytics”, a lista considera os pesquisadores mais citados do mundo. Filiado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Professor Rohde está em um restrito grupo de 17 pesquisadores vinculados a instituições brasileiras. No ranking, o cientista também aparece com filiação secundária ao ao Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e ao Centro Universitário Max Planck (UniMAX), instituições de ensino parceiras do CISM e ligadas ao Grupo UniEduK, localizadas no interior de São Paulo.
Entre a população mundial de cientistas, apenas 1 em cada 1.000 são pesquisadores altamente citados. São incluídos neste levantamento cientistas com influência significativa e abrangente em suas áreas de pesquisa. Especialista de referência internacional em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Professor Rohde é um dos mais renomados pesquisadores em saúde mental, na área da psiquiatria da infância e da adolescência.
“Estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a qualidade da pesquisa feita em nosso país”, destaca o vice-coordenador do CISM sobre a colocação no ranking.
A edição de 2025 é a quarta em que o professor é incluído na seleta lista. Em 2020, 2021 e 2022, ele foi indicado na categoria “Psiquiatria e Psicologia”. As métricas apontam para o cientista brasileiro 427 publicações, 18.875 citações e ainda 14.766 citações em artigos.
O ranking
O ranking da “Clarivate Analytics” seleciona os cientistas de acordo com a quantidade de citações em suas respectivas áreas e ano de publicação na coleção principal da plataforma Web of Science, ao longo dos últimos 11 anos. Além deste critério, a seleção é refinada utilizando outras métricas quantitativas, análises qualitativas e a opinião de especialistas.
Na edição deste ano, o levantamento incluiu 6.868 pesquisadores, vinculados a 60 países. No total, foram concedidos 7.131 prêmios, visto que alguns cientistas foram reconhecidos em mais de uma área. A seleção conta com 22 categorias, como Clínica Médica, Geociências, Matemática, Ciências Sociais e “campo cruzado”, na qual o Dr. Rohde figura.
O objetivo do ranking é reconhecer pesquisadores cujas contribuições excepcionais e de amplo alcance moldam o futuro da ciência, da tecnologia e da academia no mundo. Os critérios de seleção seguem padrões rigorosos e transparentes para identificar periódicos confiáveis na Web of Science. Clique AQUI para saber mais e consultar a lista na íntegra.
Os Estados Unidos possuem a maior concentração de prêmios do mundo, com 2.670 em 2025 – 37,4% do total. A segunda posição é da China Continental, com 1.406 prêmios – 19,7%, seguida por Reino Unido (570), Alemanha (363), Austrália (312), Canadá (227), Países Baixos (194), Hong Kong (145), Suíça (130) e França, fechando o “top 10”, com 121 prêmios.
A trajetória do Professor Rohde

O cientista tem uma carreira que inspira as atuais e futuras gerações de pesquisadores na área da saúde mental (Foto: Arquivo pessoal)
Além de vice-coordenador do CISM e membro do conselho da UniFAJ e UniMAX, o Dr. Rohde é professor titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da pós-graduação em Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).
Fez seu mestrado e doutorado na UFRGS e livre-docência na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria e associado do Journal of Attention Disorders. Também foi coeditor do “European Child and Adolescent Psychiatry” e editor internacional do “Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry’s (JAACAP)”. Ainda foi presidente da World Federation of ADHD.
Médico psiquiatra e pesquisador, o Professor Rohde publicou cerca de 450 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 10 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Além disso, tem cerca de 38.000 citações per doc e Índice H = 83 (Google Scholar).
Em 2021, foi eleito o “Pesquisador do Ano” na área de saúde pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e 2º lugar no mesmo tema no Brasil pelo Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
13 de novembro de 2025
Mainary Nascimento, Institucional CISM


