Ciência e Sociedade
Notícias

Aplicativo CONEMO é implementado de forma piloto em três Unidades Básicas de Saúde de Jaguariúna nesta quarta-feira (28)

Aplicativo CONEMO é implementado de forma piloto em três Unidades Básicas de Saúde de Jaguariúna nesta quarta-feira (28) 870 491 INPD Cism

A intervenção digital é voltada para a redução de sintomas de depressão e ansiedade; serão atendidas as UBSs 12 de Setembro, Florianópolis e Nova Jaguariúna

O projeto CONEMO (CONtrole EMOcional) acaba de avançar para uma nova fase: a implementação-piloto. A partir desta quarta-feira (28), o aplicativo de celular, que visa reduzir sintomas de depressão e ansiedade, será oferecido a usuários de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Jaguariúna, no interior de São Paulo. A nova etapa é resultado de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), a Secretaria Municipal de Saúde da cidade e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).    

Nesta fase inicial do processo de implementação-piloto serão atendidas as UBSs 12 de Setembro, Florianópolis e Nova Jaguariúna. A participação é gratuita e poderão ser incluídos no projeto pacientes cadastrados nessas três unidades que atendam aos seguintes critérios: 

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Possuir sintomas significativos de depressão e ansiedade (identificados por meio de formulário disponível no aplicativo);
  • Não possuir risco de suicídio moderado ou alto (identificado por meio de formulário disponível no aplicativo);
  • Estar apto a ler as instruções do aplicativo através de um smartphone ou tablet.  

Para a Drª Heloísa Garcia Claro,  pesquisadora do CISM líder do CONEMO e docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a implementação-piloto permitirá que mais pessoas tenham acesso a tratamentos psicológicos de baixa intensidade, especialmente pacientes com sintomas leves a moderados dos transtornos. “A intervenção é baseada em sólidas evidências científicas e combina ciência, inovação e cuidado humanizado”, afirma. 

A implementação-piloto está sendo feita de maneira gradual. A meta é que, em um futuro breve, o serviço seja expandido a todas as UBSs da cidade e também de Indaiatuba. 

“É com grande entusiasmo que testemunhamos mais um avanço significativo para a saúde e o bem-estar em nossa cidade. O lançamento do aplicativo CONEMO, uma ferramenta inovadora para o cuidado da saúde mental, representa a essência do que acreditamos na UniFAJ: a união entre conhecimento, tecnologia e impacto social. Essa iniciativa, que é ‘fruto’ de uma parceria sólida e visionária com o CISM e com a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está dando um passo à frente na democratização do cuidado com a saúde mental e um testemunho do poder da colaboração”, enfatiza Flávio Pacetta, diretor-geral do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), parceiro do CISM no projeto. 

Como participar 

Usuários que sejam da área de abrangência das três UBSs devem se dirigir à unidade mais próxima para escanear o QRCode ou acessar o link do app. Em seguida, é necessário preencher um formulário online e responder a questionários que verificarão os parâmetros exigidos. Caso esteja tudo certo,  um botão para download do app será disponibilizado. Os pacientes também poderão ser indicados pelos profissionais das UBSs para o uso do app. 

O projeto CONEMO 

O CONEMO é um app de celular que propõe técnicas baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para reduzir sintomas de ansiedade e depressão. A ferramenta oferece jornadas interativas organizadas em sessões com vídeos e estratégias que sugerem atividades prazerosas, dicas e práticas para a promoção da saúde e do bem-estar.

Recursos de tecnologia têm grande poder de alcance e podem ajudar a atingir de 70% a 80% das pessoas que estão em comunidades onde os serviços de saúde mental não chegam. Por isso, além de ampliar o acesso ao cuidado para casos de depressão e ansiedade, espera-se que a intervenção digital contribua com as demandas das UBSs.

28 de janeiro de 2026

Institucional CISM