Laura Berto e Gabriel Ângelo Ferreira Faria Souza alcançaram com suas pesquisas o primeiro lugar nas categorias “Educação Médica” e “Painéis Clínica”, respectivamente
Dois jovens pesquisadores que desenvolveram projetos de pesquisa durante a Iniciação Científica (IC) no Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) foram premiados no XLIV Congresso Médico Universitário (COMU). O evento é realizado pelo Departamento Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a cerimônia de premiação ocorreu no último dia 5, no teatro da faculdade.
Laura Berto foi a vencedora na categoria Educação Médica, conquistando o “Prêmio Oswaldo Cruz”, com o trabalho intitulado “Characterization of University Hazing in 74 Brazilian Medical Schools and the Development and Validation of the University Hazing Self-Report Scale (UNI-Hazing)” ou “Caracterização dos Trotes Universitários em 74 Faculdades de Medicina Brasileiras e o Desenvolvimento e Validação da Escala de Autorrelato de Trotes Universitários (UNI-Hazing)” em livre tradução para o português.
A jovem estudante de Medicina conduziu o trabalho vencedor como aluna de IC do CISM, sob orientação do pesquisador e psiquiatra Rodolfo Furlan Damiano.
A pesquisa investiga as experiências do trote nas universidades, as atitudes dos estudantes em relação a essa prática e os impactos na saúde mental. O projeto científico resultou na criação e validação de um instrumento inovador – a UNI-Hazing –, que avalia diferentes aspectos do trote, desde pressões sociais até danos emocionais e dinâmicas de poder, buscando contribuir para políticas institucionais de prevenção e suporte.
Desde o início da coleta de dados até a análise e, finalmente, a redação do artigo, o projeto de Laura levou dois anos. Este não é o primeiro destaque que o trabalho recebe. A pesquisa foi selecionada para apresentação no 33° Congresso Europeu de Psiquiatria, da European Psychiatric Association (EPA), ocorrido em abril, na Espanha – saiba mais
“Uma honra receber o prêmio de Melhor Apresentação Oral em Educação Médica no COMU 2025. Tenho um enorme carinho por esse congresso, que tive a alegria de presidir em 2021. Esse foi meu último ano participando do COMU como graduanda e encerrar esse ciclo de forma tão significativa é realmente especial”, comemora a jovem estudante.

Na etapa final de apresentação oral, cada categoria concorre com outros três trabalhos
(Foto: Arquivo pessoal)
Prêmio Clínica
O outro aluno de IC do CISM premiado no COMU 2025 foi Gabriel Ângelo Ferreira Faria Souza. Também estudante de Medicina da FMUSP, o jovem conduziu um trabalho sobre a prevalência e correlatos psicopatológicos de automutilação não suicida ocasional e repetitiva entre jovens brasileiros. O estudante foi o vencedor na categoria Painéis – Clínica.
O trabalho de Gabriel Ângelo tem o título em inglês: “Prevalence and Psychopathological Correlates of Occasional and Repetitive Nonsuicidal Self-injury Among Brazilian Youth: Findings from the Brazilian High-Risk Cohort Study”.

A pesquisa do jovem utilizou dados da BHRC, estudo ligado ao CISM (Foto: Arquivo pessoal)
A pesquisa do jovem teve como orientador e coorientador os pesquisadores do CISM Marcos Signoretti Croci e Marcelo Brañas, respectivamente, que também atuam como psiquiatras e coordenadores-gerais do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE), do Instituto de Psiquiatria (IPq) da FMUSP.
No estudo, Gabriel utilizou dados da Brazilian High Risk Cohort (BHRC) – Coorte Brasileira de Alto Risco para Condições Mentais. A Coorte acompanha, há 15 anos, 2.500 jovens em uma investigação científica sobre as origens genéticas e ambientais dos transtornos mentais. Ligado ao CISM, o projeto, também chamado “Conexão Mentes do Futuro”, é um dos mais importantes estudos do mundo sobre o desenvolvimento do cérebro.
Assim como o trabalho de Laura, o de Gabriel também já conquistou outros destaques. Em junho, o estudante recebeu o “Prêmio Jovem Pesquisador”, oferecido pelo Brain Congress 2025, realizado em Fortaleza, no Ceará. Veja mais detalhes clicando aqui.
“Uma enorme satisfação disputar no COMU 2025 e poder apresentar nosso trabalho para os alunos e professores da faculdade. Quando descobri sobre o resultado da premiação foi uma celebração e uma felicidade sem tamanho! Por isso, gostaria de agradecer aos sempre presentes Dr. Marcos Croci, Dr. Marcelo Brañas e, claro, Dr. Euripedes Miguel [coordenador do CISM] pela orientação e todo apoio nessa jornada”, celebra Gabriel.
O COMU
O Congresso Médico Universitário da FMUSP (COMU) é organizado anualmente, desde 1982, por alunos do Departamento Científico da faculdade. O objetivo é promover a congregação científica, cultural e social de profissionais e acadêmicos das diversas áreas da saúde de todo o país. A 44ª edição ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro.
O evento é aberto ao público e envolve ampla programação composta por cursos, workshops, apresentação de trabalhos científicos e palestras. Em 2025, o COMU contou com mais de 80 cursos e workshops distribuídos entre os quatro módulos do congresso.
Faz parte do evento o “COMU Awards”, programa de premiação de trabalhos científicos no qual os alunos têm a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa e são avaliados por pesquisadores e professores renomados da FMUSP e de todo o país.
O “COMU Awards” é voltado a estudantes das áreas da medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e física médica. O evento é composto por quatro categorias – The Oswaldo Cruz Award; The Monograph Award; The Panels Award; e The Fundação Faculdade de Medicina Award. Os melhores trabalhos, como o de Laura e Gabriel, recebem um prêmio em dinheiro e um certificado, além de possível publicação na Revista de Medicina, o periódico científico acadêmico em circulação mais antigo do mundo.
Para mais informações sobre o congresso, acesse: https://www.comufmusp.com.br/
15 de outubro de 2025
Mainary Nascimento, Institucional CISM