Ciência e Sociedade
Notícias

Aluno de nucleação do CISM terá estudo apresentado no 10º World Congress on ADHD

Aluno de nucleação do CISM terá estudo apresentado no 10º World Congress on ADHD 1200 973 INPD Cism

A tese do pesquisador Igor Duarte foi aprovada para exibição em pôster; o evento acontece entre os dias 8 e 11 de maio, em Praga

O pesquisador e psicólogo Igor Duarte, aluno de nucleação do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), teve sua tese de mestrado selecionada para apresentação no 10º World Congress on ADHD. O evento, que discute os mais recentes desenvolvimentos no campo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), será realizado entre os dias 8 e 11 de maio, em Praga, capital da República Tcheca. 

O trabalho de Igor, aprovado pelo Comitê do Programa Científico do congresso, será apresentado na sessão de pôsteres. Intitulado “Enhanced neurobiological biomarker differentiation for attention-deficit/hyperactivity disorder through a risk-informed design”, o estudo criou um modelo promissor para melhorar a identificação de biomarcadores de TDAH em crianças e adolescentes. 

A pesquisa foi a base da dissertação de mestrado em psiquiatria de Igor, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Dr. Arthur Caye, gerente de pesquisa do CISM. Aluno de nucleação vindo de Canindé, no Ceará, Igor agora é doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde estuda trajetórias do TDAH e aplicações de machine learning (subárea da IA) em saúde mental.

“É uma satisfação imensa ter nosso trabalho aprovado no ADHD World Congress. Esse evento reúne os principais nomes da pesquisa científica sobre o TDAH e, para nós, representa uma oportunidade única de acompanhar as tendências mais recentes na área”, celebra o jovem pesquisador, de 28 anos, que tem sua trajetória no mundo da ciência apoiada pelo CISM.

Esta será a segunda participação de Igor em um congresso internacional. No ano passado, ele apresentou um trabalho, com o mesmo tema, no International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP), no Rio de Janeiro. Na ocasião, a pesquisa científica ainda contava com resultados preliminares. 

O estudo, já com os resultados finais, foi publicado no dia 3 de dezembro de 2024, no periódico European Child & Adolescent Psychiatry. Confira o artigo clicando AQUI

Além da publicação na revista científica internacional, recentemente a tese do psicólogo ganhou destaque na grande imprensa brasileira, com reportagens publicadas em importantes veículos de comunicação (confira aqui e aqui). 

Igor acredita que o 10º World Congress on ADHD será um espaço valioso para apresentar os achados do estudo e trocar ideias com pesquisadores renomados. “Certamente vai enriquecer o debate e contribuir para aprimorarmos ainda mais nossa pesquisa”, comenta. 

A tese

Um artigo sobre o estudo foi publicado em periódico científico internacional (Imagem: Reprodução)

O paper de Igor representa um importante avanço por aumentar a precisão na identificação de características associadas ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O estudo analisou dados de 2.511 jovens de 6 a 14 anos, participantes da “Coorte Brasileira de Alto Risco para Transtornos Mentais”, projeto que faz parte do CISM. 

Foi utilizado um modelo baseado em riscos para refinar análises e aumentar a precisão na identificação de marcadores genéticos, volumetria cerebral e funções executivas associadas ao trasntorno. 

O modelo multivariado incorporou fatores clínicos e sociodemográficos, permitindo separar indivíduos sem o transtorno em grupos de alto e baixo risco. Essa abordagem revelou diferenças mais acentuadas entre os grupos, com resultados mais expressivos em biomarcadores-chave, como os escores poligênicos e os volumes subcorticais. 

Igor explica que foram analisadas especificamente cinco áreas de estruturas subcorticais, que, segundo grandes pesquisas recentes, têm relação com o TDAH: o hipocampo, putâmen, núcleo caudado, amígdala e o núcleo accumbens.

“A abordagem baseada em risco ajuda a superar as limitações dos métodos tradicionais, que simplesmente classificam se a pessoa tem ou não tem o transtorno. Em vez disso, considera diferentes níveis e variações da condição”, detalha o pesquisador. “O método demonstra potencial para ser aplicado a outros transtornos mentais, avançando na compreensão e manejo clínico de condições como o TDAH”, acrescenta. 

O estudo científico também evidenciou a ausência de diferenças neurobiológicas marcantes entre os indivíduos de alto risco e aqueles já diagnosticados, sugerindo, portanto, a influência de fatores ambientais e de resiliência para o transtorno.

Saiba mais sobre o estudo nesta matéria publicada no site do CISM.

O Congresso 

Em sua 10ª edição, o World Congress on ADHD é organizado pela World Federation of ADHD. O evento reúne clínicos e pesquisadores do mundo todo para discutir os últimos desenvolvimentos no campo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 

O congresso internacional oferece uma excelente oportunidade para o compartilhamento de conhecimento e expertise na área, bem como para aprendizado, construção de networking e colaboração com profissionais de diversos países. 

A World Federation of ADHD é dedicada a apoiar e promover estudos clínicos, projetos científicos e programas de treinamento ligados ao TDAH e transtornos relacionados. Ao reunir especialistas de variadas origens e disciplinas, aprimora a troca de informações e avança na compreensão dessas condições.

O objetivo da federação é disseminar educação sobre o TDAH e apoiar pacientes e suas famílias, permitindo que especialistas mundiais habilitem clínicos, pesquisadores e outras partes interessadas sobre como usar a ciência e a sabedoria clínica para alcançar melhores resultados às pessoas com o transtorno. A World Federation of ADHD foi fundada em 2007, no 1º Congresso Internacional, realizado em Wurtzburgo, na Alemanha.

Quer saber mais sobre o congresso? Acesse o site oficial do evento AQUI.

A 10ª edição do congresso será realizada em Praga, na República Tcheca (Imagem: Reprodução)

20 de março de 2025 

Mainary Nascimento, Institucional CISM