A bolsa é financiada pela FAPESP e tem duração prevista de até 48 meses; para concorrer, é necessário ter doutorado em áreas da saúde ou biológicas
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), por meio do projeto “Conexão Mentes do Futuro”, abre uma vaga de pós-doutorado para atuação em análises de sequenciamento de RNA (RNA-Seq) em transtornos mentais, com integração multiômica.
Com duração de 48 meses e dedicação de 40 horas semanais, a bolsa será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O candidato selecionado atuará com dados da “Coorte Brasileira de Alto Risco para Condições Mentais”, a Brazilian High Risk Cohort (BHRC), um dos mais importantes estudos do mundo sobre o neurodesenvolvimento.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de abril e estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Confira a seguir os requisitos da vaga e como se candidatar.
Requisitos
- Doutorado em áreas da saúde ou biológicas;
- Experiência em análise de dados genéticos humanos e bioinformática aplicada a dados transcriptômicos (RNA-Seq, sequenciamento de célula única – scRNA-Seq e transcriptoma espacial);
- Análises de enriquecimento e integração de dados (integração RNA-Seq e genotipagem);
- Análises estatísticas utilizando R ou Python;
- Manejo de grandes bases de dados;
- Experiência em publicação científica;
- Inglês avançado;
- Atender aos critérios da FAPESP – ver https://fapesp.br/bolsas/pd
Capacidade de supervisionar alunos é um diferencial.
Condições da bolsa e inscrições
A bolsa é no valor de R$ 12.570,00 mensais, com Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade.
O processo seletivo inclui duas fases:
- 1ª fase (eliminatória): Avaliação do histórico escolar, Curriculum Vitae ou Lattes, carta de interesse e cartas de recomendação com contato;
- 2ª fase (classificatória): Entrevista com os pesquisadores responsáveis e prova prática.
Para se inscrever é necessário enviar os documentos para Sintia Belangero (sinbelangero@gmail.com), pesquisadora do CISM e professora da Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – instituição parceira do CISM -, com cópia para pgtunifesp@gmail.com, indicando “Candidatura para bolsa PD – BHRC – Nome + Sobrenome” no campo assunto.
Confira mais detalhes da oportunidade no portal da FAPESP.
O CISM
Vinculado ao Departamento e Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) atua com o propósito de avançar e disseminar o conhecimento sobre saúde mental no Brasil a partir de intervenções inovadoras que melhoram o bem-estar das comunidades. As iniciativas do Centro de Pesquisa são possíveis graças ao apoio de seus financiadores, que incluem a FAPESP e o Banco Industrial do Brasil (BIB).
O CISM conta, ainda, com a parceria do Grupo UniEduK, composto pelos centros universitários Max Planck (UniMAX Indaiatuba) e de Jaguariúna (UniFAJ), com professores e estudantes integrando diversos projetos. Além disso, o Centro de Pesquisa possui parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
31 de março de 2026
Institucional CISM


