Material é direcionado a profissionais da área da saúde e reúne informações de manejo para diferentes demandas de saúde mental
O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) acabam de lançar o “Guia rápido de como avaliar, intervir e encaminhar 15 situações de saúde mental na Atenção Primária”. Desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), o material é voltado a profissionais da área e tem por objetivo apoiar na condução de casos comuns, reunindo orientações práticas para o reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diferentes demandas, exemplificando situações enfrentadas no dia a dia.
O guia será uma importante ferramenta de suporte à conduta dos profissionais, bem como irá fortalecer a integração de toda rede de serviço destinada à saúde mental. A publicação é resultado do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental” realizado em conjunto pela UniFAJ e CISM, que teve como objetivo a capacitação de profissionais da rede de Atenção Básica do município de Jaguariúna. Na ocasião, foram ministradas 18 aulas de forma remota, realizadas uma vez por semana. Todo conteúdo está agora disponível no guia.
Com 82 páginas e organizado por tópicos, o manual aborda de forma sistemática desde quadros frequentes na infância e adolescência, como TDAH e atrasos no desenvolvimento, até condições que afetam adultos, como depressão e uso de substâncias. Com o propósito de multiplicar e democratizar o conhecimento, o guia apresenta de forma prática as 15 situações que mais ocorrem no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde.
“Os temas abordam desde quadros frequentes na infância e adolescência, como desatenção, irritabilidade e atrasos no desenvolvimento, até condições prevalentes na vida adulta, como depressão, ansiedade e uso de substâncias”, detalha a pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do material, a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza.
“O desenvolvimento deste guia, fruto de um projeto de capacitação realizado aqui mesmo em Jaguariúna, demonstra o impacto direto e positivo de nossa colaboração. Estamos qualificando os profissionais da rede de saúde local para oferecer um cuidado mais humano e eficaz, ao mesmo tempo em que proporcionamos aos nossos alunos e professores um campo fértil para a pesquisa, a inovação e o aprendizado prático. É a academia transbordando seus muros e servindo diretamente à comunidade”, complementa o diretor-geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.
O material digital pode ser acessado de forma gratuita, fazendo o download no seguinte link: https://mailchi.mp/cism/guiarapido. Ou caso queira a versão para impressão (também gratuita), contate: comunicacao@cism.org.br.
“Muitas vezes, o sofrimento psíquico chega primeiro ao posto de saúde, mascarado de queixa física ou em meio a uma crise aguda. O profissional de saúde da ponta, na Unidade Básica de Saúde, precisa se sentir seguro para agir. Este guia é uma ferramenta de empoderamento para as equipes de saúde. Com a chancela da UniMAX e do CISM, oferecemos um recurso que agiliza o diagnóstico e humaniza o tratamento, garantindo que essas 15 situações de saúde mental sejam manejadas com a dignidade e a técnica que todo paciente merece”, salienta a diretora-geral da UniMAX, professora Luciana Mori.
Confira os 15 tópicos abordados pelo guia:
- Desatenção e Hiperatividade em Crianças e Adolescentes
- Atraso do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual na infância
- Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância
- Irritabilidade na Infância e Adolescência
- Depressão na Infância e Adolescência
- Ansiedade na Infância e Adolescência
- Depressão no Adulto
- Ansiedade no Adulto
- Depressão, Ansiedade e Sinais de Gravidade na Gestação e Puerpério
- Transtorno do Humor Bipolar
- Sintomas Psicóticos
- Risco de Suicídio
- Tabagismo
- Problemas com o Álcool
- Insônia
Sobre UniFAJ e UniMAX
Com 26 anos de atuação e mais de 10 mil alunos formados, o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), ambos do Grupo UniEduK, são instituições reconhecidas pelo MEC com nota máxima (5). São mais de 50 cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio, distribuídos entre 8 campi nas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba, no interior de São Paulo. A estrutura inclui hospitais veterinários, centros de especialidades médicas, clínicas médicas e laboratórios modernos. O modelo de ensino é baseado em metodologias ativas de aprendizado e os cursos presenciais contam com pelo menos 50% de aulas práticas desde o início, além de certificações intermediárias nas modalidades EAD, extensão, pós-graduação e MBA.
Sobre o CISM
Ligado ao Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) atua com o propósito de avançar e disseminar o conhecimento sobre saúde mental no Brasil a partir de intervenções inovadoras que melhoram o bem-estar das comunidades. Todas as iniciativas do Centro de Pesquisa só são possíveis graças ao apoio de seus financiadores, que incluem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Banco Industrial do Brasil (BIB). O CISM conta, ainda, com a parceria do Grupo UniEduK, composto pelos centros universitários Max Planck (UniMAX Indaiatuba) e de Jaguariúna (UniFAJ), com professores e estudantes integrando diversos projetos. Além disso, o CISM possui parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
27 de janeiro de 2026
Institucional CISM, UniFAJ e UniMAX


