O núcleo é fruto de parceria com o Child Mind Institute e conta com um investimento de R$ 22,8 milhões da FAPESP e do SNF Global Center; o “Módulo IV” integrará epidemiologia de base populacional, ciência de dados, neurociência e implementação de cuidados no SUS
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e o Child Mind Institute acabam de lançar um novo núcleo de pesquisa voltado a transformar e impactar a saúde mental de crianças e jovens no Brasil. O chamado “Módulo IV” é fruto de um investimento de R$ 22,8 milhões vindos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Stavros Niarchos Foundation (SNF) Global Center do Child Mind Institute.
A iniciativa, que representa uma importante expansão do trabalho do CISM, será dedicada ao avanço da ciência de dados, neurociência, epidemiologia de base populacional e da assistência à saúde mental de crianças, adolescentes e jovens adultos no Brasil.
“Esta é uma oportunidade histórica para mudar os rumos da saúde mental juvenil no Brasil”, destaca o Dr. Euripedes Constantino Miguel, coordenador do CISM e chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). “Estamos indo além de estudos isolados para criar um ecossistema integrado e baseado em dados, incluindo desde o mapeamento populacional até a neurociência e o atendimento na linha de frente do SUS. Este módulo fornecerá as evidências e as ferramentas que os nossos formuladores de políticas públicas e profissionais clínicos tanto precisam”.
O núcleo visa enfrentar uma grave realidade: mais de 80% dos jovens brasileiros com necessidades de saúde mental não recebem atendimento adequado. Além disso, o país carece de dados epidemiológicos representativos a nível nacional, necessários para orientar políticas públicas eficazes e o planejamento de serviços, especialmente em comunidades vulneráveis.
Concebido para enfrentar esses problemas, o “Módulo IV” irá construir um processo abrangente, que abordará desde descobertas científicas de pesquisas de excelência, criação de uma infraestrutura analítica e de treinamento até a implementação prática de protocolos de tratamento em 30 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) no Estado de São Paulo, gerando, assim, impacto não apenas científico, mas também social para quem mais precisa.
Levantamento epidemiológico inédito
Por meio do novo módulo, o CISM lançará o primeiro levantamento epidemiológico em larga escala representativo da população sobre a saúde mental de jovens no Brasil. A iniciativa permitirá a avaliação de 8 mil crianças e jovens, de 3 a 24 anos, suprindo, assim, a ausência de dados nacionais sobre o atual cenário da saúde mental da população brasileira.
O programa garantirá que descobertas científicas baseados em evidências alcancem comunidades vulneráveis, combatendo a grave falta de acesso a cuidados no sistema público de saúde. A iniciativa ainda implementará e ampliará ativamente tratamentos comprovados na rede de ambulatórios de saúde mental do sistema público de saúde de São Paulo.
Esse trabalho está ligado ao engajamento dos jovens por meio do Juntô, iniciativa local do SNF Global Center que promove a participação ativa de jovens na busca de soluções para a saúde mental. Através do projeto, as perspectivas dos jovens ajudam a definir prioridades, moldar abordagens culturalmente responsivas e a fortalecer a relevância da pesquisa, treinamento e implementação, permitindo que os avanços científicos se traduzam em impacto.
Centro de Excelência em Ciência de Dados e Implementação
A fim de construir capacidade sustentável, a parceria estabelecerá um novo Centro de Excelência em Ciência de Dados e Implementação, que servirá como um polo nacional e regional para treinamento e capacitação de pesquisadores e profissionais clínicos no Brasil e em Moçambique, na África, fomentando uma colaboração Sul-Sul e Norte-Sul essencial.
O Centro de Excelência permitirá integração de dados, desenvolvimento de métodos e análises avançadas, incluindo aprendizado de máquina, biomarcadores digitais e ciência da implementação, além de metodologias inovadoras de pesquisa científica.
“Com isso, o Brasil se posicionará como um líder em ciência de dados equitativa em saúde mental, fomentando uma nova geração de pesquisadores em países de baixa e média renda capazes de gerar um impacto significativo na área da saúde mental”, enfatiza Guilherme Polanczyk, coordenador do “Módulo IV” e professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A iniciativa inclui um Centro de Excelência em Ciência de Dados e Implementação (Imagem: Vilius Kukanauskas/Pixabay)
Parceria estratégica de impacto global
O lançamento marca um momento histórico para a ciência e a saúde pública brasileiras, alinhando a excelência da pesquisa nacional com a necessidade urgente de construção de um sistema de saúde mental mais eficaz e equitativo para os jovens brasileiros.
“Esta parceria representa um passo importante rumo à equidade em saúde”, ressalta Zeina Mneimneh, vice-presidente do Global Epidemiology and Evidence-Based Interventions do SNF Global Center. “Ao combinar o profundo conhecimento do CISM sobre o panorama da saúde pública brasileira com as ferramentas e metodologias inovadoras do SNF Global Center, estamos construindo um modelo escalável, enraizado na realidade local. Nosso objetivo é gerar os dados robustos e as intervenções eficazes necessárias para transformar o atendimento a jovens no Brasil e criar um modelo para outras nações”, acrescenta.
Ao gerar dados, aplicar ciência de ponta e investir em talentos locais, a colaboração visa criar um legado duradouro de melhoria no atendimento e cuidado à saúde mental, além de políticas públicas mais bem fundamentadas e esperança para as futuras gerações.
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM)
O CISM atua com o propósito de avançar e disseminar o conhecimento sobre saúde mental no Brasil. Os pesquisadores trabalham para implementar novas intervenções na prática clínica por meio da transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade.
O Centro de Pesquisa conta com o apoio da FAPESP e do Banco Industrial do Brasil (BIB) e reúne um amplo número de pesquisadores, entre estudantes e professores ligados a universidades. É uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também possui, entre seus parceiros, o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
O novo “Módulo IV” soma-se a outros três que compõem o CISM: o primeiro é voltado ao avanço das pesquisas em neurociência de precisão; o segundo atua como motor para ideias emergentes em saúde mental digital, inovação e empreendedorismo; e o terceiro foca-se em melhorar a ciência da implementação em saúde mental e a transferência de tecnologia para a sociedade, visando a inserção de soluções no “mundo real” do sistema público de saúde.
O SNF Global Center
O Centro Global para a Saúde Mental Infantil e Adolescente da Fundação Stavros Niarchos (SNF) do Child Mind Institute reúne a expertise do Instituto – uma organização independente sem fins lucrativos líder na área de saúde mental infantil – e o profundo compromisso da Stavros Niarchos Foundation em apoiar projetos colaborativos para melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade em todo o mundo.
O centro está construindo parcerias para impulsionar avanços em áreas pouco pesquisadas da saúde mental de crianças e adolescentes e expandir o acesso a treinamento, recursos e tratamento culturalmente adequados em países de baixa e média renda. O apoio ao SNF Global Center é fornecido pela Stavros Niarchos Foundation (SNF) como parte de sua Iniciativa Global de Saúde (GHI).
14 de janeiro de 2026
Institucional CISM


