Ciência e Sociedade
Notícias

Ciência de impacto: IV Encontro Anual do CISM une legado, inspiração, presente e futuro

Ciência de impacto: IV Encontro Anual do CISM une legado, inspiração, presente e futuro 1600 737 INPD Cism

Ao longo de 8 horas, pesquisadores, alunos e professores compartilharam saberes e expectativas para o avanço da ciência em saúde mental no Brasil

A união dos maiores nomes da ciência em saúde mental do país com os futuros talentos da área: assim foi o IV Encontro Anual do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM)”, realizado nesta quinta-feira (30), no anfiteatro principal do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), na capital paulista. 

Ao longo de 8 horas, o evento reuniu ao menos uma centena de pesquisadores, alunos, professores e outros colaboradores que atuam no CISM e em seus diferentes projetos. Realizado anualmente, o Encontro tem o objetivo de conectar as equipes a fim de possibilitar uma vasta troca de ideias e experiências, além da apresentação de resultados.  

O dia foi marcado por histórias e depoimentos que motivaram os pesquisadores com grande legado a seguirem apostando na ciência, ao mesmo tempo em que inspiraram as novas gerações de graduandos e pós-graduandos a trilharem caminhos semelhantes. Um verdadeiro encontro entre o presente e o futuro da pesquisa em saúde mental. 

“Precisamos continuar tendo inspiração. E a gente se inspira uns nos outros, eu me inspiro com cada um de vocês”, declarou o professor Euripedes Constantino Miguel, coordenador do CISM, logo na abertura do evento. Ao passar a palavra ao Dr. Nuno Jorge Carvalho Sousa, reitor do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), o Dr. Euripedes destacou o alinhamento de valores e objetivos que o CISM tem encontrado nas lideranças dessas duas instituições parceiras.

A abertura do evento foi feita pelo Professor Euripedes Constantino Miguel (Foto: Divulgação/CISM)

Inspiração e motivação também foram os sentimentos que atravessaram a fala do Professor Nuno, especialmente ao se dirigir ao vice-coordenador do Centro de Pesquisa, Luis Augusto Rohde, e celebrar a conquista dele do “Ruane Child Psychiatry Award” – inédita para um cientista latino-americano – saiba mais. “O CISM é absolutamente extraordinário. É uma fonte de inspiração contínua”, enfatizou o Dr. Nuno, acrescentando que “ciência” é a relação entre quem é curioso com o desejo de produzir conhecimento. 

Além do reitor, outros líderes da UniFAJ prestigiaram o Encontro: o diretor-geral Flávio Pacetta e o gestor do curso de Medicina  André Pinto. Andréa Haas, da UniMAX, que acompanha de perto alguns projetos do CISM, também participou.

Em seguida, Jair de Jesus Mari, coordenador do Eixo de Recursos Humanos do CISM, também celebrou a premiação obtida pelo vice-coordenador. “O Rohde representa tudo o que aconteceu nesses anos, no país, na psiquiatria e na ciência”, falou. O professor Jair destacou que o Brasil vive um bom nível na área, com jovens pesquisadores, bolsistas do Centro, apresentando trabalhos nos congressos mais importantes do mundo. 

“Essa mensagem para os jovens é de valores. Aproveitem muito bem essa oportunidade”, aconselhou o professor Jair Mari ao final de sua fala. 

CISM em ascensão 

Após a declaração do coordenador do Eixo de Recursos Humanos do CISM, foi a vez do vencedor do “Ruane Prize” subir ao púlpito do anfiteatro do IPq. O Professor Rohde apresentou um resumo de importantes estudos e descobertas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), conquistadas ao longo de sua carreira.

“A gente tem que fazer ciência que tenha tradução [transferência para a sociedade], que impacte a vida das pessoas”, enfatizou o professor. “Estamos sempre olhando qual é a pergunta de pesquisa que pode ter impacto e que não está sendo respondida ainda pelos outros”, acrescentou o vice-coordenador do CISM. 

A conquista de prêmio inédito, recebido pelo Professor Rohde, foi celebrada no Encontro (Foto: Divulgação/CISM)

Ao olhar a plateia tomada por jovens pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, o Dr. Rohde ressaltou a importância do trabalho do CISM com foco na formação de novos talentos. “A gente acredita muito que tem que desenvolver recursos humanos, e recursos humanos se desenvolvem desde o início, na graduação”, afirmou.  

Inspirado pelas declarações dos colegas, o professor também deixou uma palavra de motivação aos jovens pesquisadores que participaram do Encontro: “O prazer de fazer o que fazes: só se consegue atingir um patamar diferenciado quando se conecta ‘trabalhar’ com fazer aquilo que te gera prazer”. 

As falas dos psiquiatras que compõem o Núcleo Gestor do CISM foram encerradas por seu diretor científico Paulo Rossi Menezes. Ele ressaltou que o trabalho do Centro de Pesquisa é algo que, de fato, “o mundo precisa”. “O que mais me deixa emocionado e motivado é ver vocês todos aqui, cada um com sua contribuição”, celebrou o professor, dirigindo-se aos pesquisadores, alunos e colaboradores do CISM. 

Apresentações dos projetos e equipes 

O IV Encontro Anual do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM)” ainda contou com uma série de apresentações dos líderes e gestores dos projetos de pesquisa e das equipes transversais do CISM. No total, além dos dirigentes do Centro, mais 27 pessoas ganharam espaço para compartilhar os avanços e desafios de seus trabalhos. Quer saber como foi? Confira a “Parte II” da cobertura do evento, clicando AQUI.

O evento reuniu integrantes de todas as equipes do CISM (Foto: Divulgação/CISM)

3 de novembro de 2025 

Mainary Nascimento, Institucional CISM