O “Ruane Prize”, oferecido pela Brain & Behavior Research Foundation, é o mais importante da área de saúde mental de crianças e adolescentes; até então apenas pesquisadores americanos e europeus haviam recebido
O médico psiquiatra, professor e pesquisador Luis Augusto Rohde acaba de conquistar um marco histórico para a ciência brasileira e latino-americana: ele será o primeiro pesquisador a receber o “Ruane Child Psychiatry Award”, reconhecimento internacional concedido pela Brain & Behavior Research Foundation (BBRF), dos Estados Unidos, considerado o “Oscar” da saúde mental na categoria de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Criado há mais de 25 anos, o prêmio é dividido em quatro áreas de destaque: Esquizofrenia, Transtornos de Humor, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Neurociência Cognitiva. Desde então, nenhum latino-americano havia sido selecionado em qualquer uma dessas categorias, o que reforça a relevância da conquista do Dr. Rohde.
Os premiados são convidados a apresentar, em um seminário, um resumo de sua trajetória de pesquisa. A cerimônia acontecerá no dia 24 de outubro, no tradicional International Awards Dinner, no hotel The Pierre, em Manhattan, Nova York. Além da homenagem, o prêmio inclui uma compensação financeira.
A honraria, que foi criada no ano 2000 pelos filantropos Joy e William Ruane, reconhece avanços importantes na compreensão e tratamento de distúrbios cerebrais e comportamentais de início precoce, ou seja, que surgem na infância e adolescência. O Dr. Rohde, que também atua como vice-coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), foi escolhido devido às suas contribuições científicas nesta área.
“Receber esse prêmio significa a certificação de que é possível realizar ciência da mais alta qualidade sobre saúde mental em países da América Latina como o Brasil”, destaca o vice-coordenador do CISM. “O reconhecimento mostra que a pesquisa desenvolvida no Brasil tem impacto global, especialmente em um campo tão sensível e fundamental como a saúde mental de crianças e adolescentes”, destacou o Dr. Rohde.
Para a comunidade científica latino-americana, o prêmio recebido pelo Dr. Rohde representa não apenas uma distinção pessoal, mas também um estímulo para novas gerações de pesquisadores da região.
“Ruane Prize”

A fundação entrega o Ruane Prize desde o ano 2000 (Imagem: Reprodução)
O “Ruane Prize”, que faz parte da categoria de “conquista excepcional” da Brain & Behavior Research Foundation, é concedido anualmente a fim de celebrar o poder transformador da neurociência e da pesquisa psiquiátrica para melhorar a vida de quem possui doenças mentais. O agraciado é selecionado pelo conselho científico da fundação.
A Brain & Behavior Research Foundation é uma organização global sem fins lucrativos que financia avanços e descobertas em pesquisa científica para aliviar o sofrimento causado pelas doenças mentais. Mais de 5.600 cientistas, de mais de 605 instituições ao redor do mundo, já foram beneficiados. Desde 1987, a fundação já direcionou mais de 462 milhões de dólares para o incentivo e apoio a pesquisas.
A fundação financia as ideias mais inovadoras em neurociência e psiquiatria para compreender melhor as causas dos distúrbios cerebrais e comportamentais e desenvolver novas formas de tratamento. Entre essas doenças está o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), área em que o Dr. Rohde é especialista de renome internacional.
O Dr. Luis Rohde

O psiquiatra é referência internacional em pesquisa científica relacionada ao TDAH (Foto: Arquivo pessoal)
Além de vice-coordenador do CISM, o Dr. Luis Augusto Rohde é professor titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da pós-graduação em Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho das faculdades de medicina do Grupo UniEduK.
Fez seu mestrado e doutorado na UFRGS e livre-docência na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria e associado do Journal of Attention Disorders. Também foi coeditor do “European Child and Adolescent Psychiatry” e editor internacional do “Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry’s (JAACAP)”. Foi presidente da World Federation of ADHD.
Médico psiquiatra e pesquisador, Dr. Rohde publicou cerca de 450 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 10 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Além disso, tem cerca de 38.000 citações per doc e Índice H = 83 (Google Scholar).
Em 2020 e 2021, foi indicado como “Highly Cited Researcher” para a última década pela Clarivate Web of Science – pesquisador no top 1% em Psiquiatria e Psicologia. Em 2021, foi eleito o “Pesquisador do Ano” na área de saúde pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e 2º lugar no mesmo tema no Brasil pelo Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
2 de outubro de 2025
Institucional CISM