Recursos
Humanos
No Brasil, como em muitos outros países, enfrentamos altas taxas de prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. No entanto, deparamos com a escassez de profissionais capacitados em saúde mental infantil, treinados para aplicar os mais recentes avanços da neurociência translacional do desenvolvimento em sua prática cotidiana. De acordo com um estudo conduzido por nossos pesquisadores do Instituto, apenas 20% das crianças com transtornos mentais têm acesso a cuidados especializados.
Além de nossa pesquisa, que se baseia em dados de mais de 2.500 crianças e adolescentes acompanhados por mais de uma década, nosso compromisso é preencher as lacunas no conhecimento em saúde mental. Buscamos promover ideias inovadoras em Saúde Mental Digital, estimulando o empreendedorismo e apoiando a transferência de tecnologia para a sociedade. Isso significa que nossas pesquisas, já validadas e comprovadamente eficazes, são implementadas no mundo real, impactando diretamente a vida das pessoas.
Para continuarmos a contribuir e avançar nesse cenário, oferecemos programas de formação de alta qualidade em diversos formatos acadêmicos. Estamos comprometidos em capacitar profissionais e disseminar o conhecimento necessário para melhorar a saúde mental infantil em nosso país.
Fonte: Use of mental health services by children with mental disorders in two major cities in Brazil – Psychiatry Online
Iniciação Científica
Pós-Graduação
Tripartite
Nucleação
Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica (PIC) do CISM é uma iniciativa educacional voltada para estudantes de graduação em cursos da área de saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina) das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Centro Universitário de Jaguariúna – UniFaj e Centro Universitário Max Planck – UniMax, e de outras universidades convidadas.
Leia mais
O Programa de IC tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa acadêmica sob a supervisão de professores ou pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica do CISM permite que os alunos tenham uma experiência prática na condução de pesquisas, ajudando-os a entender o processo de investigação científica e desenvolver habilidades nesse campo.
O Programa de IC do CISM necessita disponibilidade de dedicação, com jornada de, pelo menos, cinco horas semanais, em turno diferente daquele em que o estudante esteja matriculado. Suas atividades envolvem a realização de tarefas de pesquisa, reuniões regulares com orientadores, apresentações de resultados e, em alguns casos, a publicação de artigos científicos.
O Processo Seletivo para provimento das vagas do PIC é realizado por meio da Diretoria do CISM, que faz a análise baseada no engajamento prévio em atividades acadêmicas e de extensão, além de avaliar os motivos baseados na carta de intenções do candidato. Ao final do processo, os alunos devem apresentar um projeto de pesquisa estruturado com supervisão de um professor orientador do CISM a ser avaliado pela comissão designada pela diretoria do CISM, concorrendo assim à bolsa de IC por alguma agência de fomento.
A Iniciação Científica pode ser uma etapa importante na formação acadêmica e profissional de estudantes que desejam seguir carreiras na ciência, na pesquisa e no ensino.
Coordenador: Dr. Rodolfo Furlan Damiano – damianorf@gmail.com
Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica (PIC) do CISM é uma iniciativa educacional voltada para estudantes de graduação em cursos da área de saúde (Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina) das seguintes Universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, Centro Universitário de Jaguariúna – UniFaj e Centro Universitário Max Planck – UniMax, e de outras universidades convidadas.
O Programa de IC tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se envolverem em atividades de pesquisa acadêmica sob a supervisão de professores ou pesquisadores mais experientes. A Iniciação Científica do CISM permite que os alunos tenham uma experiência prática na condução de pesquisas, ajudando-os a entender o processo de investigação científica e desenvolver habilidades nesse campo.
O Programa de IC do CISM necessita disponibilidade de dedicação, com jornada de, pelo menos, cinco horas semanais, em turno diferente daquele em que o estudante esteja matriculado. Suas atividades envolvem a realização de tarefas de pesquisa, reuniões regulares com orientadores, apresentações de resultados e, em alguns casos, a publicação de artigos científicos.
O Processo Seletivo para provimento das vagas do PIC é realizado por meio da Diretoria do CISM, que faz a análise baseada no engajamento prévio em atividades acadêmicas e de extensão, além de avaliar os motivos baseados na carta de intenções do candidato. Ao final do processo, os alunos devem apresentar um projeto de pesquisa estruturado com supervisão de um professor orientador do CISM a ser avaliado pela comissão designada pela diretoria do CISM, concorrendo assim à bolsa de IC por alguma agência de fomento.
A Iniciação Científica pode ser uma etapa importante na formação acadêmica e profissional de estudantes que desejam seguir carreiras na ciência, na pesquisa e no ensino.
Coordenador: Dr. Rodolfo Furlan Damiano – damianorf@gmail.com
Pós-Graduação
A Pós-Graduação do INPD possibilita o contato do pesquisador com os principais pesquisadores do país e do mundo em temas relevantes da Psiquiatria do Desenvolvimento. O estudante poderá ter acesso a dados proeminentes nos campos de epidemiologia, neuroimagem, genética, psiquiatria clínica e psicopatologia, podendo desenvolver sua carreira acadêmica e profissional, e com isso se tornar uma liderança em sua área de atuação.
Pós-Graduação
A Pós-Graduação do INPD possibilita o contato do pesquisador com os principais pesquisadores do país e do mundo em temas relevantes da Psiquiatria do Desenvolvimento. O estudante poderá ter acesso a dados proeminentes nos campos de epidemiologia, neuroimagem, genética, psiquiatria clínica e psicopatologia, podendo desenvolver sua carreira acadêmica e profissional, e com isso se tornar uma liderança em sua área de atuação.
Tripartite
O Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento, tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar seus estudos na área de psiquiatria do desenvolvimento nos três melhores programas de pós-graduação em psiquiatria no país (Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP; e Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS), formando pesquisadores de ponta na área de psiquiatria, neurociências e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.
Leia mais
No Programa Internacional Tripartite reunimos as fortalezas de cada um dos três programas de pós-graduação com o objetivo de formar pesquisadores com conhecimento aprofundado nas mais avançadas metodologias, tais como epidemiologia, psiquiatria clínica, neurociência clínica, neurociência integrativa, e prevenção de transtornos mentais, de nível internacional e para tanto oferece cursos em inglês com professores internacionais com grande impacto no campo. Além disso, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de participar de estudos de alto nível que vêm sendo desenvolvidos pelos orientadores do programa. Esperamos formar futuras lideranças acadêmicas para enfrentar a enorme complexidade desta área de pesquisa.
Para ingressar no processo seletivo do programa você precisa:
1. Ter um artigo A1 ou dois artigos A2 como primeiro autor publicado ou em processo de aceite;
2. Apresentar uma carta de motivação em inglês, demonstrando comprometimento com pesquisa e inserção na carreira-acadêmica;
3. Estar matriculado na pós-graduação de uma das instituições participantes.
O processo de ingresso é contínuo. Procure a secretaria do seu programa ou envie um e-mail para programatripartite@gmail.com
Tripartite
O Programa Internacional Tripartite Especial de Pós-Graduação em Neurociência Translacional do Desenvolvimento, tem como objetivo atrair estudantes brasileiros e estrangeiros que desejam realizar seus estudos na área de psiquiatria do desenvolvimento nos três melhores programas de pós-graduação em psiquiatria no país (Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo – USP; e Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS), formando pesquisadores de ponta na área de psiquiatria, neurociências e saúde mental com ênfase nas fases iniciais do desenvolvimento.
No Programa Internacional Tripartite reunimos as fortalezas de cada um dos três programas de pós-graduação com o objetivo de formar pesquisadores com conhecimento aprofundado nas mais avançadas metodologias, tais como epidemiologia, psiquiatria clínica, neurociência clínica, neurociência integrativa, e prevenção de transtornos mentais, de nível internacional e para tanto oferece cursos em inglês com professores internacionais com grande impacto no campo. Além disso, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de participar de estudos de alto nível que vêm sendo desenvolvidos pelos orientadores do programa. Esperamos formar futuras lideranças acadêmicas para enfrentar a enorme complexidade desta área de pesquisa.
Para ingressar no processo seletivo do programa você precisa:
1. Ter um artigo A1 ou dois artigos A2 como primeiro autor publicado ou em processo de aceite;
2. Apresentar uma carta de motivação em inglês, demonstrando comprometimento com pesquisa e inserção na carreira-acadêmica;
3. Estar matriculado na pós-graduação de uma das instituições participantes.
O processo de ingresso é contínuo. Procure a secretaria do seu programa ou envie um e-mail para programatripartite@gmail.com
Nucleação
Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós-graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.
A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.
Nucleação
Esta atividade apoia grupos emergentes dos mais diferentes estados brasileiros, na formação de profissionais de excelência e desenvolvimento de pesquisas em psiquiatria do desenvolvimento. Além disso, também incentivamos a formação de novos grupos de pós-graduação em psiquiatria, a fim de promover a melhor prática psiquiátrica baseada em evidências e valores.
A fim de impactarmos positivamente na sociedade, incentivamos que os nossos professores e estudantes se comprometam a retornar aos seus locais de origem e iniciarem o processo de desenvolvimento de programas de pós-graduação com atuação local, reproduzindo formação de recursos humanos para a docência e pesquisa, com foco na psiquiatria do desenvolvimento.
Listagem de Alunos
Nome: Marina de Menezes Corradi
Instituição: UNIMAXNome: Rodrigo Hadade
Instituição: UNIMAXNome: Júlia de Fátima Navarro Pedro
Instituição: UNIMAXNome: Beatriz Latri Brunetti Peres
Instituição: UNIMAXNome: Késsien Regina Sander Oliva
Instituição: UNIMAXNome: Gian Carlo Araujo do Amaral
Instituição: UNIMAXNome: Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães
Instituição: UNIMAXNome: Felipe Peres Albertoni
Instituição: UNIMAXNome: Bruna Marques Silva
Instituição: UNIMAXNome: Jônatas Magalhães Santos
Instituição: USPNome: João Vítor Ribeiro Oliveira
Instituição: USPNome: Amanda Goulart Coli
Instituição: USPNome: Julia Vallin Rodrigues Alves
Instituição: USCNome: Maria Julia Guimaraes Caruso
Instituição: USCNome: Alissom Vitti Cincoto
Instituição: USPNome: Lara Bonanni Mota
Instituição: USPNome: Yasmin costa de melo
Instituição: UnicampNome: Danielle de Jesus Matozinhos
Instituição: UnicampNome: Victor Augusto de Oliveira Fogaça
Instituição: UnicampNome: Jennifer Vieira
Instituição: UnicampNome: Elisa Micaela Costa Ferreira
Instituição: USPNome: Matheus Andrade Neves
Instituição: USP
Lista de Alunos
Adrielle Martins 
UNIFESP
Aline Zimerman 
UFRGS
Amanda Goulart Coli 
USP
Beatriz Latri Brunetti Peres 
UNIMAX
Bruna Marques Silva 
UNIMAX
Carolina Muniz 
UNIFESP
Edmilson Ozorio 
USP
Emílio Abelama Neto
USP
Francisco da Silva Junior 
UNIFESP
Gian Carlo Araujo do Amaral 
UNIMAX
Ignas Jocionis 
UNIFAJ
João Francisco Barbieri 
UNIFAJ
Júlia de Fátima Navarro Pedro 
UNIMAX
Késsien Regina Sander Oliva 
UNIMAX
Larissa Garcia Sardinha 
UNIFAJ
Lucas Toshio Ito 
UNIFESP
Luiz Octávio da Costa 
UNIFAJ
Marcelo José Abduch Adas Brañas 
USP
Maria Julia Guimaraes Caruso 
USC
Natália Amaral Hildebrand 
UNIFAJ
Pedro Fukuti 
USP
Pedro Macul 
USP
Roberto Leandro dos Santos 
UNIFAJ
Sophia Aguiar Monteiro Borges 
USP
Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães 
UNIMAX
Victoria Fogaça Doretto 
USP
Aline Geovanna de Lima Baquete 
UNICAMP
Alissom Vitti Cincoto 
USP
Ana Júlia Dagnoni 
UNIFAJ
Belle Akemi Tamura 
UNIFESP
Caio Gabriel de Araujo Taniguchi 
UNIFAJ
Danielle de Jesus Matozinhos 
UNICAMP
Elisa Micaela Costa Ferreira 
USP
Felipe Couto Amendola 
USP
Francisco Diego Rabelo Ponte 
UFRGS
Guilherme Pimenta Roncete 
USP
Jennifer Vieira 
UNICAMP
João Vítor Ribeiro Oliveira 
USP
Julia Vallin Rodrigues Alves 
USC
Lara Bonanni Mota 
USP
Leonardo de Barros Lange Filho 
UNIFAJ
Lucilene Codato Pereira 
UNIFAJ
Marcos Signoretti Croci 
USP
Maria Silvia Bergo Guerra 
UNIFAJ
Matheus Andrade Neves 
USP
Nelson Bonilha Alvarenga 
UNIFAJ
Pedro Henrique Destro 
UNIFESP
Rafaela Rodrigues Cheche 
UNIFAJ
Sabrina Loureiro 
UNIFESP
Vanessa Sowinski Blander 
UNIFAJ
Vitor Tardelli 
UNIFESP
Aline Leão Moises 
UNIFAJ
Amanda Victória Gomes Bugiga 
UNIFESP
Barbara Tietbohl 
UFRGS
Bruna Pagliai Jatahy Verillo 
UNIFAJ
Cássia Maués Cuóco 
UNIFESP
Danielle Alexandre Albernaz 
UNIFAJ
Eleonora Vicente de Azevedo
Padilha Soares
UNIFAJ
Felipe Peres Albertoni 
UNIMAX
Gabriel Ângelo Ferreira Faria de Souza 
USP
Hanna Rebeca Araújo Castelhano 
UNINOVE
Jéssyca Fin Soares 
UNIFAJ
Jônatas Magalhães Santos 
USP
Juliana de Almeida 
UNIFAJ
Lais Fucuta Machado 
UNIFAJ
Luis Farhat 
USP
Luiz Miguel Gonçalves Cherain 
UNIFAJ
Manuela Brizotti Zanetti 
UNIFAJ
Maria do Bom Sucesso
Lacerda Fernandes Neta 
UNIFAJ
Marina de Menezes Corradi 
UNIMAX
Pedro Henrique Docema Rodrigues 
USP
Pedro Macul Ferreira de Barros 
USP
Rian Esdras 
USP
Rodrigo Hadade 
UNIMAX
Talita Di Santi 
USP
Victor Augusto de Oliveira Fogaça 
UNICAMP
Yasmin costa de melo 
UNICAMP

