Pesquisa
Relevância da Pesquisa
Programa Soluções Digitais
A pandemia da COVID-19 impulsionou o uso de soluções digitais para a saúde mental em todo o mundo. Aplicativos de celular e telessaúde têm se mostrado eficazes no tratamento e prevenção de condições comuns de saúde mental, oferecendo técnicas adaptadas de terapias como a cognitivo-comportamental. Além disso, dispositivos móveis de saúde permitem uma melhor comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, melhorando o engajamento e a adesão ao tratamento. No entanto, é necessário mais estudos e avaliação rigorosa dos aplicativos disponíveis no mercado para determinar sua eficácia. Por isso, propomos o Centro de Avaliação e Incubação de Intervenções Digitais em Saúde Mental, que visa desenvolver, testar e validar diversos aplicativos de celular para melhorar a vida das pessoas com problemas de saúde mental. Alguns exemplos de aplicativos em desenvolvimento incluem: TRIS para o tratamento do transtorno por uso de álcool, Exergame VR para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Motherly para a saúde mental materna, COMVC para conscientização e cuidados durante a pandemia, e o FOCUS ADHD para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Essas soluções digitais representam uma oportunidade de acesso e intervenção mais ampla na área da saúde mental.
Exergame
O projeto “Exergame” testa um jogo de videogame em realidade virtual como uma nova abordagem terapêutica para jovens com TDAH. São estudados dois jogos, que acontecem em um ambiente imersivo e engajador, simulando um laboratório futurista, e têm a duração de apenas 7 minutos e 12 segundos.
O protocolo conta com uma avaliação psiquiátrica online, cinco visitas presenciais ao laboratório e um mês (20 sessões) de treinamento domiciliar com acompanhamento remoto pela equipe. Os interessados devem passar por uma entrevista online com os pesquisadores, responder a questionários e fazer alguns testes para entrar no projeto.
O projeto está aberto à participação gratuita de adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham diagnóstico ou suspeita de TDAH e que não estejam tomando medicação para o transtorno. Para mais informações sobre como participar em Indaiatuba (SP), contate a equipe através do WhatsApp (19) 99006-0349 ou do e-mail gamevrtdah@gmail.com. Para participar em Porto Alegre (RS), entre em contato via e-mail: prodahmovesapiens@gmail.com.

