O grupo do “Saúde Mental na Escola” dará início ao ciclo 2 do treinamento dos profissionais de ensino dos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna
Pesquisadores do projeto “Saúde Mental na Escola”, em parceria com o Instituto Ame sua Mente, se preparam para o início do ciclo 2 da formação focada no letramento em saúde mental para educadores das redes de ensino dos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna, no interior de São Paulo. A formação é aberta para toda rede das duas cidades.
Somente em Jaguariúna, 197 pessoas fizeram inscrição para participar do treinamento. Já em Indaiatuba, a quantidade foi de 190 inscritos até o momento. Do total de professores matriculados para a formação em saúde mental, 216 dão aulas para turmas do Ensino Fundamental, 33 são profissionais de Educação Especial e 30 atuam na Educação Infantil.
Entre julho e agosto, os professores do Ensino Fundamental de ambos os municípios passam por palestras de sensibilização e são convidados a participar da formação. Semanalmente, são discutidas estratégias de engajamento e monitoramento do progresso dos cursistas, assim como formas de ampliar o alcance da formação.
O projeto de pesquisa se insere no “Módulo III – Ciência da Implementação” do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM).
O projeto
A iniciativa tem como objetivo principal avaliar a implementação do “Ame sua Mente na Escola”, desenvolvido pelo Instituto Ame sua Mente, com o intuito de promover o letramento em saúde mental dos professores por meio de estratégias de educação a distância, a fim de prevenir e atenuar o impacto dos transtornos mentais entre os alunos, bem como promover a saúde mental e antecipar a identificação e o encaminhamento de estudantes com transtornos.
A formação em saúde mental para os professores visa, ainda, reduzir o estigma ligado a essas questões, bem como apoiar os educadores no manejo em sala de aula.
O “Saúde Mental na Escola”, que conta com grande envolvimento da comunidade local, investiga a implementação de um ecossistema de intervenções que, além do treinamento, envolve o “Bússola” – um chatbot via WhatsApp para apoio às questões relacionadas à autolesão e suicídio.
O projeto conta, ainda, com um formulário para apoiar o encaminhamento de estudantes para os serviços de saúde, além de planos de ensino, jogos e diversos conteúdos digitais que apoiam o educador a tratar do tema de saúde mental na sala de aula.
Esse conjunto de ações no contexto digital permite um treinamento remoto altamente qualificado, a baixo custo, tornando sua expansão mais viável.
Estima-se que 20% das crianças e adolescentes enfrentem problemas de saúde mental, mas muitos não recebem tratamento adequado. Isso resulta em adversidades sociais, como evasão escolar e interações turbulentas. A falta de conhecimento em saúde mental é uma lacuna e iniciativas nas escolas têm mostrado resultados promissores.
1 de agosto de 2024
Institucional CISM