Warning: Creating default object from empty value in /home/inpdwp/inpd.org.br/wp-content/themes/inpd/includes/framework/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Revista Veja entrevista Luis Augusto Rohde, vice-coordenador do INPD – INPD

Ciência e Sociedade
Notícias

Revista Veja entrevista Luis Augusto Rohde, vice-coordenador do INPD

Revista Veja entrevista Luis Augusto Rohde, vice-coordenador do INPD 150 150 admin

Por Victória Cirino

O vice-coordenador do INPD, Luis Augusto Rohde, foi entrevistado pela revista Veja na edição desta semana (31/07/2013). A publicação do Grupo Abril é um dos veículos de maior alcance do país, com tiragem semanal de mais de um milhão de exemplares.

Rohde foi o único brasileiro convidado pela Associação Americana de Psiquiatria para contribuir para a nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-5, lançado em maio deste ano. Além de comentar sobre as mudanças nos critérios de diagnóstico que o novo manual traz, ele também explicou sobre a importância da identificação precoce dos sintomas, mudança de paradigma defendida também pelo INPD. Como Diretor do Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade da UFRGS, Rohde afirma que as pesquisas tendem a dar importância para a prevenção dos transtornos psiquiátricos.

Sobre o TDAH, sua área de especialidade, o pesquisador ressalta a importância do diagnóstico como forma de proteger alunos da estigmatização e do preconceito, pois muitas vezes a criança portadora de déficit de atenção é vista como preguiçosa ou malcriada. O diagnóstico seguido de tratamento seria uma forma de evitar essa situação e oferecer ao paciente um melhor prognóstico.

A entrevista pode ser conferida na íntegra na edição 2332. Em breve, poderá também ser lida no site da revista.