Realizado no IPq, encontro também terá transmissão online; convidada pelo CISM, a pesquisadora falará sobre implementação da ciência em saúde mental
A “Reunião Geral” do Instituto de Psiquiatria (IPq) do dia 12 de setembro receberá a professora Theresa Betancourt, da Universidade de Harvard, para uma palestra intitulada “Ciência da Implementação em Saúde Mental”. Com início às 10h30, a apresentação da pesquisadora terá duas horas de duração e também será transmitida via YouTube.
A pesquisadora palestra a convite do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), que conta com o aporte e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A apresentação terá comentários de Andrea Marques, da Universidade George Washington, e de Rosana Onocko, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas professoras e pesquisadoras também convidadas ao evento pelo CISM.
A palestra será em inglês e não contará com tradução simultânea.
Quem é Theresa Betancourt
Theresa Stichick Betancourt é professora na Boston College School of Social Work e diretora do Research Program on Children and Adversity (RPCA). Seus interesses centrais de pesquisa incluem as consequências psicossociais e de desenvolvimento da adversidade concentrada nas crianças, jovens e famílias; resiliência e processos de proteção na saúde mental e no desenvolvimento infantil de crianças e adolescentes; famílias refugiadas; e pesquisa aplicada em saúde mental transcultural.
Theresa é também a investigadora principal de um estudo intergeracional da guerra na Serra Leoa (LSWAY), que levou ao desenvolvimento de uma intervenção de saúde mental em grupo para jovens afetados pela guerra, demonstrando eficácia na melhoria da regulação emocional, do funcionamento diário e do funcionamento escolar. Esta intervenção – Youth Readiness Intervention (YRI) – está no centro de um estudo de expansão dos programas de emprego para jovens, em colaboração com os principais atores de desenvolvimento e o governo de Serra Leoa, como parte do Centro de Pesquisa Científica de Implementação e Serviços de Saúde Mental financiado pelo NIMH: Youth FORWARD.
Theresa também desenvolveu o impacto de uma intervenção de fortalecimento familiar para crianças e famílias afetadas pelo HIV e está liderando a investigação de uma intervenção de visitas domiciliares para o desenvolvimento da primeira infância para promover relacionamentos enriquecidos entre pais e filhos e prevenir a violência – que poderá ser integrada em iniciativas de redução da pobreza/protecção social em Ruanda.
A professora ainda está envolvida em pesquisas participativas, baseadas na comunidade, sobre prevenção familiar de problemas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes refugiados que estão reassentados nos Estados Unidos.
Theresa tem diversos conteúdos publicados sobre saúde mental e resiliência em crianças que enfrentam adversidades, incluindo artigos recentes em Child Development, The Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, Social Science and Medicine, JAMA Psychiatry, Pediatrics, the American Journal of Public Health and PLOS One. Seu trabalho já foi divulgado na New Yorker, National Geographic, NPR, CNN.com, além de uma entrevista com Larry King no programa PoliticKing.
Mais informações
Reunião Geral do IPq com palestra de Theresa Betancourt, da Universidade de Harvard
Data e hora: Quinta-feira (12/09), das 10h30 às 12h30.
Local: Instituto de Psiquiatria (IPq) – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo (auditório principal “Prof. Paulo Vaz de Arruda”, acesso pelo térreo).
Evento presencial, com transmissão online pelo YouTube do Departamento de Psiquiatria.
15 de agosto de 2024
Institucional CISM