Ciência e Sociedade
Notícias

Pesquisadores do CISM recebem homenagem do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP

Pesquisadores do CISM recebem homenagem do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP 1600 1200 INPD Cism

Marcos Croci, Marcelo Brañas e Pedro Fukuti foram reconhecidos por dedicação ao ensino

Três colaboradores do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) receberam, no dia 31 de outubro, uma homenagem do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A honraria foi em reconhecimento ao comprometimento e dedicação ao ensino dos alunos de graduação.  

Os homenageados foram os psiquiatras Marcelo Brañas, Marcos Croci e Pedro Fukuti. Os três receberam uma placa durante cerimônia realizada em uma das reuniões gerais do Departamento, que teve como tema o “Ensino de Psiquiatria na Graduação da FMUSP”. Na ocasião, também houve premiação a outros destaques do ano de 2024. 

Marcelo e Marcos atuam como cocoordenadores do Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e das Emoções (ADRE), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC). Ao longo deste ano, ambos estiveram envolvidos em aulas ministradas aos estudantes do quinto ano da Faculdade de Medicina da USP. 

Marcelo, que é membro da comunidade acadêmica da FMUSP há 17 anos, afirma que ensinar é um desafio constante que promove crescimento pessoal. Nos últimos anos, além de lecionar aos alunos da graduação em Medicina, também deu aulas para os residentes de psiquiatria em geral, da infância e adolescência.  

“Sou profundamente grato por fazer parte de um ambiente acadêmico tão rico como o da FMUSP, onde alunos são professores e professores são também alunos, em um constante compartilhamento e produção de conhecimento”, declara em agradecimento.  

Marcos, que participou do Programa de Aperfeiçoamento à Docência (PAE), diz sentir-se honrado com a homenagem. “Esse ambiente de proximidade e confiança, onde é possível dialogar, refletir e questionar, foi fundamental na minha formação pessoal e profissional. Certamente, inspirou-me a tornar-me preceptor, tanto da graduação quanto da residência, e retribuir todo o cuidado que recebi durante meus anos de formação”, afirma. 

O psiquiatra também faz parte da comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da USP há quase 20 anos. Ele realizou graduação e residência na instituição.

Já Pedro deu aulas para turmas do terceiro e quarto ano da graduação. O homenageado também destaca sua trajetória de aprendizado e ensino. “Por aqui aprendi, aprendo e aprenderei muito, ensinei, ensino e ensinarei o que posso, com o objetivo de formar médicos generalistas que não tenham receio da psiquiatria afinal: ‘A saúde da alma, é a ocupação mais digna do médico’”, diz citando o escritor Machado de Assis.  

Quer saber como foi a cerimônia? Confira no YouTube do Departamento.

Pedro Fukuti recebe a homenagem durante Reunião Geral do IPq (Foto: Arquivo pessoal)

Pesquisa científica

Os três psiquiatras homenageados pelo Departamento também atuam como pesquisadores do CISM. No Centro de Pesquisa, Marcelo e Marcos estão ligados a um longo estudo que investiga a origem e fatores de risco para os transtornos mentais. 

Chamado de Brazilian High-Risk Cohort (BHRC), ou Coorte Brasileira de Alto Risco, o objetivo do projeto é identificar os fatores biológicos (genes) e sociais (ambiente) relacionados à origem dos transtornos mentais e variações no desenvolvimento cognitivo. Na equipe, Marcelo e Marcos estudam autolesão não suicida. Saiba mais sobre a BHRC

O terceiro homenageado, Pedro, é gestor do projeto “Saúde Mental dos Universitários”, pesquisa feita com alunos dos centros universitários de Jaguariúna (UniFAJ) e Max Planck (UniMAX), que visa compreender o estado da saúde mental dos estudantes, 

O projeto tem como objetivo a elaboração de um programa de prevenção e intervenção a fim de reduzir o impacto dos transtornos mentais na vida dos universitários, contribuindo para um melhor desfecho de seu futuro socioprofissional. Confira aqui.   

Os três pesquisadores também são alunos de Doutorado do coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental, o professor Euripedes Constantino Miguel. 

19 de novembro de 2024

Mainary Nascimento, Institucional CISM