Ciência e Sociedade
Notícias

James McCracken, da UCLA, fala sobre genética para psiquiatria no IPq

James McCracken, da UCLA, fala sobre genética para psiquiatria no IPq 150 150 INPD Cism

Por Victória Cirino

O professor James McCracken da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) visitou o Instituto de Psiquiatria (IPq) nos dias 6 e 7 deste mês. Além de fazer uma apresentação voltada para residentes sobre as mais recentes pesquisas envolvendo o uso da genética na psiquiatria, McCracken se reuniu com membros do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD).

Segundo o pesquisador, a genética é importante para prever certos efeitos colaterais causados por medicações e para determinar a dose ideal delas. A Síndrome de Stevens-Johnson é um exemplo de reação adversa a alguns remédios. Apesar de rara, essa reação alérgica é grave, mas pode ser prevenida por meio de exames que determinam a sensibilidade do paciente aos compostos que desencadeiam a síndrome.

A agranulocitose associada ao uso de clozapina também foi mencionada por McCracken, que afirma que a chamada CIA (Clozapine Induced Agranulocytosis, em inglês) pode ser evitada por meio da investigação genética. Ele acredita que no futuro a genética pode contribuir para a determinação do melhor tratamento para cada indivíduo.

Membro de diversas associações, como a American Psychiatric Association (APA), o professor já havia visitado o Brasil antes em 2012 com o objetivo de estabelecer programas de intercâmbio para residentes e alunos de pós-graduacao a partir de pesquisas em comum entre UCLA e USP.

Confira abaixo o link para uma entrevista com McCracken, concedida durante sua visita ao país:

http://www.youtube.com/watch?v=4oSixlEtfEc

Imagens: João Miguel Neves Filho

Entrevista, tradução e edição: Victória Cirino