Ciência e Sociedade
Notícias

Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – HTAI Washington: Oficina pré-evento aborda saúde mental

Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde – HTAI Washington: Oficina pré-evento aborda saúde mental 150 150 admin

Edição por Luiz Sérgio Dibe

Link para site do IATS: http://www.iats.com.br/index.php?p=noticias&id=335

Um grupo de pesquisadores do IATS realizou o workshop “Analytical decision models for HTA – how to choose a distribution for my probabilistic sensivity analysis?”, na tarde de 14 de junho, como uma atividade pré-congresso do evento internacional Health Technology Assessment International (HTAi), que ocorre de 16 a 18 de junho, em Washington (EUA).

O curso contou com a participação de 10 profissionais relacionados à área de ATS de diferentes países (Estados Unidos, Canadá, Japão, Áustria, Argentina, Suécia e Nigéria). O foco da oficina foi a discussão de tópicos avançados em análises de custo-efetividade, como a adequação de diferentes distribuições estatísticas para aplicação em análises de sensibilidade na realização de modelagem economica. “Um aspecto diferencial do curso foi a aplicação de exercícios práticos utilizando dados oriundos de estudos publicados na literatura com foco em Saúde Mental, mais especificamente no tratamento farmacológico de doença depressiva”, conta a pesquisadora Luciane Cruz, uma das idealizadoras da oficina promovida pelo IATS.

Para Luciane Cruz, a estrutura do curso foi possível graças ao trabalho colaborativo do grupo de pesquisadores do IATS que, além da linha de pesquisa em ATS, desenvolve também estudos na área de psiquiatria, como os pesquisadores Ana Flávia Lima, Sandro Miguel e Luciane Cruz; na área de modelagem econômica, como o pesquisador Steffan Stella; e na área de estatística, como a pesquisadora Patricia Ziegelmann.

“No início do curso foi aplicado um pré-teste aos participantes a fim de examinar os conhecimentos na área de abordagem do curso, com reaplicação das perguntas no final do período. Na introdução do curso foram apresentados os principais conceitos relacionados com as análise de custo-efetividade e a classificação do Transtorno Depressivo maior, assim como os principais desfechos em psiquiatria. Após foram apresentados os elementos que compõem uma análise determinística e probabilística, assim como quais as distribuições utilizadas para as análises de sensibilidade. Foi aplicado um exercício para escolha das distribuições e os testes para verificar o aproveitamento do workshop entre os participantes”, descreve Luciane Cruz.