Por Victória Cirino
No próximo dia 13, o INPD receberá os psicólogos Terrie Moffitt e Avshalom Caspi, professores na Duke Univesity (EUA) e no Departamento de Psiquiatria do King’s College (Inglaterra). Moffit e Caspi trabalham juntos em pesquisas sobre saúde mental e desenvolvimento humano.
Os visitantes terão reuniões com membros do INPD para discutirem estudos brasileiros, como a Coorte de alto risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental na infância e de resiliência, coordenada pelo professor Luiz Augusto Rohde, e o projeto Novas ferramentas na compreensão do desenvolvimento infantil: a interação gene-ambiente e a conectividade neuronal, coordenado pela professora Bacy Fleitlich-Bilyk.
Além disso, Moffitt e Caspi farão uma palestra no Instituto de Psiquiatria (HC-FMUSP), organizada pelo INPD e pelo Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental USP (NAP-N&SM). A conferência terá como tema a coorte de Dunedin, um estudo longitudinal conduzido pelos pesquisadores na Nova Zelândia, que acompanha indivíduos atualmente com 38 anos desde o seu nascimento. Os estudos dessa coorte permitiram novas descobertas relacionadas à interação entre genes e fatores ambientais na etiologia dos transtornos psiquiátricos. A apresentação acontecerá no dia 13/03, às 10h30, no Anfiteatro do IPq, e é aberta a todos os interessados.