Exames de neuroimagem dos participantes do estudo serão realizados no centro hospitalar; primeiro piloto aconteceu em outubro e o segundo em novembro
O projeto “Conexão Mentes do Futuro” firmou uma parceria com o Hospital Albert Einstein para a realização de exames de neuroimagem dos participantes do estudo. O primeiro piloto foi em outubro e ajustes foram feitos para o segundo, iniciado em novembro.
O estudo de longa duração, também chamado Brazilian High-Risk Cohort (BHRC) ou Coorte Brasileira de Alto Risco, acompanha, há 14 anos, 2.511 crianças e jovens provenientes de escolas nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, juntamente com seus pais, em uma investigação científica sobre fatores de risco para transtornos mentais
Além do Einstein, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas (InRad) já realiza coletas desde de 2023. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), parceira do projeto, também iniciou um piloto para a coleta de exames de neuroimagem na instituição.
Além desse tipo de exame, o projeto científico integra dados psicológicos, psiquiátricos, genéticos e toxicológicos dos participantes, o que constitui uma ampla e robusta base de informações, essencial para estudos, análises e geração de conhecimento.
Para janeiro de 2025, está previsto o início da pesquisa com os filhos desses jovens. A medida expandirá ainda mais a base de dados e contribuirá para o aprofundamento do conhecimento transgeracional sobre o desenvolvimento dos transtornos de saúde mental.
Ampliação e reestruturação da equipe
Nos últimos dois meses, ocorreram novos processos seletivos e treinamentos para a contratação de psicólogos em Porto Alegre e São Paulo. Os profissionais são responsáveis por avaliações e testes neurocognitivos aplicados nos participantes do estudo.
Também houve seleção e treinamento de psiquiatras envolvidos na avaliação dos diagnósticos. A eles cabe a realização de avaliações psiquiátricas feitas a partir de entrevistas abertas que abordam o estado de saúde e de vida dos jovens.
Nessas avaliações, os profissionais também esclarecem dúvidas dos participantes e, quando necessário, os encaminham para ajuda especializada.
O projeto
“Conexão Mentes do Futuro” acompanha o curso de vida e o desenvolvimento das famílias com o objetivo de identificar os fatores psicológicos, biológicos e sociais associados à origem dos transtornos mentais e às variações no desenvolvimento cognitivo.
A meta é entender como esses fatores afetam o desenvolvimento do cérebro e seus correlatos comportamentais, emocionais e de aprendizagem na adolescência e na transição e percurso para a vida adulta.
O estudo desenvolveu um extenso banco de dados com todas as variáveis disponíveis, permitindo análises detalhadas e a formulação de novas perguntas em saúde mental, incluindo aspectos relacionados à genética e à estrutura cerebral.
O projeto busca oferecer insights inovadores e, até então, inacessíveis sobre as origens dos transtornos mentais. Saiba mais clicando neste link.
22 de novembro de 2024
Institucional CISM