Por Victória Cirino
Revisão: Giovanni Salum
A “Coorte de Alto Risco para Transtornos Psiquiátricos” é hoje um dos maiores projetos já realizados na psiquiatria brasileira. Nos últimos meses, os pesquisadores deste projeto publicaram três artigos em publicações internacionais, nos quais apresentam dados do projeto.
O mais recente deles, “Manic Symptoms in Youth: Dimensions, Latent Classes, and Associations With Parental Psychopathology”, foi publicado em março deste ano no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. Nele, os pesquisadores testaram a utilidade clínica de dimensões dos sintomas de mania baseadas no relato dos pais, a fim de verificar a associação dos sintomas com comprometimento funcional e com risco familiar. Os pesquisadores mostraram que há 2 dimensões de mania que podem ser identificadas na infância (‘exuberância e ‘descontrole) e essas diferentes dimensões sintomáticas indicam níveis diferentes de gravidade dos sintomas maníacos. A versão integral do artigo pode ser adquirida através do link: http://www.jaacap.com/article/S0890-8567(14)00184-1/fulltext
Também foi publicado em março desde ano o artigo “Mechanisms underpinning inattention and hyperactivity: neurocognitive support for ADHD dimensionality”, na revista Psychological Medicine. O estudo qual modelo (dimensional ou categorial) melhor explicada os achados de cognição para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O desempenho neurocognitivo foi medido por meio de testes que avaliavam o processamento básico de informações e a função executiva inibitória. Os resultados obtidos mostram que os déficits no processamento básico de informações operam tanto em níveis clínicos quanto em níveis subclínicos do TDAH. A natureza linear dessa relação fornece apoio ao modelo dimensional do TDAH, no qual os limiares diagnósticos são definidos em virtude das necessidades clínicas e sociais ao invés de representarem estados psicopatológicos naturalmente distintos. O artigo pode ser adquirido aqui: http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=9246346&fileId=S0033291714000919
Publicado em agosto de 2013, o artigo “Latent class analysis of reading, decoding, and writing performance using the Academic Performance Test: concurrent and discriminating validity” buscou averiguar a validade do Teste de Desempenho Escolar na avaliação do desempenho em leitura e escrita através de análises de classes latentes, que são capazes de classificar os indivíduos de acordo com a capacidade de leitura e escrita. O artigo foi publicado na revista Neuropsychiatric Disease and Treatment e pode ser lido aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3748054/
Atualmente, uma nova fase de coleta de dados está sendo feita com uma amostra de crianças das cidades de Porto Alegre e São Paulo.