Ciência e Sociedade
Notícias

Consórcio internacional convida pesquisadores a integrar equipe que investiga a esquizofrenia em populações latinas

Consórcio internacional convida pesquisadores a integrar equipe que investiga a esquizofrenia em populações latinas 1686 808 INPD Cism

O grupo faz parte do Psychiatric Genomics Consortium (PGC); o convite é voltado a profissionais de saúde mental e professores

O Latin American Genomics Consortium (LAGC) convida pesquisadores, professores e profissionais que atuam em saúde mental a participarem do grupo que estuda a genética da esquizofrenia em latino-americanos. O consórcio, que faz parte do Psychiatric Genomics Consortium (PGC), tem como foco descobrir a base biológica do transtorno.

Os interessados se somarão a uma equipe de pesquisadores, médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde mental. Ao se unirem ao grupo, os participantes terão a  oportunidade de colaborar em projetos internacionais de alto impacto; acessar e contribuir com grandes bases de dados genômicos; ampliar redes de contato com especialistas da área; e promover avanços no diagnóstico e tratamento dos transtornos psiquiátricos.

O LAGC está reunindo pesquisadores que trabalhem com essas populações para expandir colaborações, facilitar conexões e estabelecer uma rede focada em compreender as bases da esquizofrenia. O grupo conta com o apoio do PGC e pretende alavancar não só o conhecimento na área, mas também capacitar e treinar alunos e pesquisadores.

Como participar 

Para ajudar a fortalecer a pesquisa genômica em esquizofrenia na América Latina, os interessados devem se inscrever acessando o formulário neste link.  

O Consórcio Latino-Americano de Genômica 

O Consórcio Latino-Americano de Genômica (LAGC) foi fundado em 2019 e se trata de uma iniciativa focada na promoção de pesquisa na área de genética psiquiátrica visando também a compreensão e investigação da composição genética da América Latina. 

O objetivo do grupo é descobrir elementos genéticos únicos associados aos transtornos psiquiátricos em populações latino-americanas. Além disso, visa fornecer recursos e incentivar colaborações para que cada vez mais pesquisadores se unam a fim de desvendar a complexa composição genética encontrada na América Latina.

O LAGC possui mais de 100 membros ativos, representando nove países latino-americanos, Porto Rico e os Estados Unidos. As co-presidentes são Paola Giusti Rodríguez, da Universidade da Flórida, e Sintia Belangero, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM). 

O consórcio é uma associação de destaque na pesquisa de componentes genéticos e genômicos específicos das populações latino-americanas. A equipe é composta por especialistas experientes na área, apaixonados por investigar a composição genética dessas populações. Mantém uma relação estreita com o Psychiatric Genomics Consortium  (PGC), com acesso a coortes dos EUA (n ~ 70K) e da América Latina (n ~ 20K).

O grupo empenha esforços para tornar sua pesquisa acessível e aplicável aos parceiros, garantindo que as descobertas sejam usadas para melhorar a vida dos latino-americanos de maneira significativa. O objetivo é fomentar a inclusividade em sua área de atuação, promovendo a participação dessas populações na pesquisa genômica.

Mais informações em: https://www.latinamericangenomicsconsortium.org/

10 de fevereiro de 2025 

Institucional CISM, com informações do portal do LAGC