Conclusão é fruto de um estudo científico que foi publicado recentemente em um artigo na Revista Brasileira de Psiquiatria
Um estudo recente descobriu que, apesar de melhorar sintomas, o tratamento para Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) não evolui as habilidades sociais dos pacientes. A conclusão foi alcançada após pesquisa realizada com 41 pessoas com TOC e 34 participantes sem o transtorno, publicada em um artigo na Revista Brasileira de Psiquiatria.
A análise teve como objetivo investigar se as habilidades sociais dos portadores do transtorno são prejudicadas, se mudam ao longo do tratamento e se a gravidade do TOC, idade de início dos sintomas e a duração estão associadas aos déficits nessas habilidades.
O estudo científico avaliou os participantes, a partir de um inventário, antes e depois de 12 semanas de tratamento. A aplicação de terapia da linha cognitivo-comportamental (TCC) e o uso de um medicamento fizeram parte do tratamento realizado.
Os pesquisadores analisaram as diferenças entre os grupos e o efeito do tratamento ao longo do tempo. Enquanto os sintomas do transtorno apresentaram melhora significativa após o tratamento, as habilidades sociais não tiveram mudanças relevantes.
As pessoas com o transtorno obsessivo-compulsivo apresentaram pontuações menores em comparação às outras. Além disso, os pacientes que desenvolveram sintomas de TOC mais cedo na vida tiveram os piores desempenhos de habilidades sociais.
Diante dos resultados do estudo, os cientistas sugerem que intervenções específicas para melhorar habilidades sociais podem ser necessárias para esses pacientes.
O pesquisador principal do estudo é Felipe da Silva. O supervisor é o doutor Marcelo Hoexter, coordenador do Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
“Investigações subsequentes com amostras maiores e períodos de acompanhamento mais longos são necessárias para esclarecer se melhorias nas habilidades sociais podem se manifestar ao longo do tempo”, ressalta Hoexter.
Gostou da pesquisa? Quer saber mais? Acesse o artigo clicando AQUI.
TOC
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio psiquiátrico caracterizado por obsessões e compulsões que impactam negativamente a vida social dos pacientes.
20 de agosto de 2024
Institucional CISM