Novas Ferramentas na Compreensão do Desenvolvimento Infantil: a Interação Gene – Ambiente e a Conectividade Neuronal

Responsável:
Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi (Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Executantes:
Alexandre A. Ferraro (Professor Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Bacy Fletlich-Bilyk (Médica Pesquisadora do Laboratório de Investigações Médicas 23 (LIM-23) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Colaboradores:
Ana Maria Escobar (Professora Associada do Departamento de Pediatria da FMUSP)
Alexander Roberto Precioso (Pediatra do Centro de Referência Nacional de Saúde da Criança – Instituto da Criança do HC-FMUSP e Coordenador da Coorte Butanta)
Maria Eugênia Pesaro (Psicóloga do Centro de Referência Nacional de Saúde da Criança – Instituto da Criança do HC-FMUSP)

Resumo

Estudos epidemiológicos e em modelos experimentais demonstraram que as doenças crônicodegenerativas do adulto estão intimamente relacionadas com as condições no início do ciclo vital.

As investigações sobre a origem dos transtornos psiquiátricos também apontam forte correlação com fatores socioeconômicos e demográficos e a interação entre fatores ambientais e genéticos na gênese e perpetuação dos transtornos psiquiátricos. A influência potencial desse conhecimento sobre a prática médica e sobre os esforços de saúde pública na área de prevenção é enorme.

Sabe-se que o custo de políticas de saúde pública para prevenção no âmbito da Atenção Primária e Secundária, agindo na proteção aos indivíduos sob risco e tratamento precoce, é freqüentemente inferior ao custo de lidar com as conseqüências acima mencionadas. Os programas de prevenção primária e secundária estendem seu foco para além dos transtornos já manifestados fenotipicamente. Os novos programas procuram definir possíveis fenótipos intermediários que abordados precocemente deixarão de evoluir, evitando assim a manifestação completa de determinadas doenças ao longo da vida.



Deixe um Comentário

Financiamento
Realização
Apoio
Colaboração