Coordenação

Eurípedes Constantino Miguel

Coordenador Geral

Eurípedes Constantino Miguel, Coordenador Geral

Eurípedes Constantino Miguel é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP desde 2009, Coordenador Geral do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes e está à frente, desde 2012, de seu terceiro projeto temático, que aborda o transtorno obsessivo-compulsivo, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Desde 2010, é um dos organizadores do Projeto Clínica Psiquiátrica, que visa promover a educação continuada de psiquiatras em todo o Brasil.

Em âmbito internacional, nas duas últimas décadas, articulou uma rede de associações profissionais e parcerias produtivas com centros universitários estrangeiros. Dr. Eurípedes é membro do American College of Neuropsychopharmacology e da Society of Biological Psychiatry, professor associado adjunto do Centro de Estudo da Criança da Faculdade de Medicina da Universidade Yale e do Departamento de Psiquiatria e Neurociências do Comportamento da Universidade Duke e consultor em pesquisa do Massachusetts General Hospital da Universidade de Harvard. Recentemente, esteve à frente de convênios de intercâmbio com a Universidade Yale e também da Massachusetts General Hospital da Universidade de Harvard.

Desde o início da carreira, o professor esteve associado à gestão de recursos humanos e, a partir de sua habilidade de agregar pessoas em torno de ideias, coordenou o Grupo de Interconsultas (1982-1992), o Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP – PROTOC (1994-2009). De 2008 a 2012, foi um dos coordenadores do acordo de Cooperação Internacional – CAPES-FIPSE, responsável pelo intercâmbio de alunos de graduação das internacionais Universidade do Texas e Universidade Duke, ambas dos Estados Unidos, e da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade de São Paulo. Simultaneamente, foi chefe do Departamento de Psiquiatria da USP, onde permaneceu até 2014. No mesmo ano, foi convidado a participar do comitê gestor do Núcleo Ciência pela Infância. Da iniciação científica ao pós-doutorado, Dr. Eurípedes orientou mais de 60 alunos.

Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2012 com o ‘Tratado de Psiquiatria Clínica’ – ele editou 11 outros livros, Dr. Eurípedes possui mais de 200 artigos indexados em bases internacionais como ISI, que já foram citados mais de 3 mil vezes. Como contribuição à vida associativa, designado pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em 1997, foi editor da Revista Brasileira de Psiquiatria, na qual permaneceu durante dez anos. Hoje, tem o título de editor emérito da publicação.

(Google scholar citation: http://scholar.google.com.br/citations?user=hd03BJ0AAAAJ&hl=pt-BR)

Currículo: http://lattes.cnpq.br/9404581635835762