Notícias

Prêmio Dasa & Abril de Inovação em Saúde: Projeto Primeiros laços venceu na categoria Inovação em Medicina Social

07/12/2018

A cerimônia ocorreu na quarta-feira, dia 5 de dezembro. O prêmio foi recebido pela Profa. Dra. Anna Maria Chiesa e pelo Prof. Dr. Daniel Graça Fatori de Sá. “Nosso compromisso é mudar o começo da história para a gente ter uma sociedade mais justa, equânime, com igualdade de oportunidades”, discursa a Profa. Dra. Anna, na ocasião. Ela ressalta também que o Projeto Primeiros Laços entrou para uma nova etapa de expansão.

“Como cientistas da área da saúde, nosso compromisso é com a sociedade com cada um dos brasileiros. Nosso objetivo não é apenas produzir conhecimento, mas divulgar esse conhecimento e aplicar esse conhecimento. Então, este prêmio é uma concretização dos nossos objetivos e ficamos extremamente honrados com isso”, complementa Prof. Dr. Daniel.

Projeto Primeiros Laços: visitas que mudam a vida de jovens mães e seus filhos

Viver em ambiente de pobreza e insegurança prejudica o desenvolvimento cognitivo na primeira infância, período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. Mas é possível mudar a trajetória de vida dessas crianças com programas como o Primeiros Laços, liderado por uma equipe do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Para comprovar a eficácia de um plano de visitação domiciliar a mães adolescentes que vivem em condições socioeconômicas adversas, os pesquisadores recrutaram 80 gestantes, divididas em dois grupos. Num deles, elas passaram pelos cuidados convencionais do pré-natal. No outro, receberam regularmente, em casa, a visita de enfermeiras treinadas. Nos encontros, que se iniciaram na gestação e prosseguiram até dois anos após o parto, as profissionais de saúde transmitiam informações com foco em reduzir o estresse materno e a exposição dos filhos a maus-tratos. As análises feitas ao longo do processo mostraram efeitos positivos nos cuidados das crianças, que repercutiram no desenvolvimento da linguagem e da coordenação motora. Uma iniciativa com potencial para ser replicada e influenciar o futuro das próximas gerações de crianças brasileiras.

Primeiros Laços: um programa de visitação domiciliar para jovens mães e seus filhos vivendo em condições adversas

Autores: Eurípedes Constantino Miguel Filho, Guilherme Vanoni Polanczyk, Anna Maria Chiesa, Alícia Matijasevich Manitto, Helena Paula Brentani, Alexandre Archanjo Ferraro, Lislaine Aparecida Fracolli, Daniel Graça Fatori de Sá, Fernanda Speggiorin Pereira Alarcão, Verônica Luiza Vale Euclydes, Leticia Aparecida da Silva e Adriana Cristina Argeu.

Instituição: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq/USP)